

Quais fatores podem prejudicar uma campanha digital de alcançar bons resultados? Aprenda com esta lista e corrija o rumo das suas campanhas agora mesmo.
Planejei e monitorei milhares de campanhas digitais, somando milhões de reais em orçamento. Utilizei dados e conhecimento de tecnologia para aprender o mais rápido possível os segredos para otimizar campanhas.
Confira esta lista simples para colocar em prática o mais rápido possível.
Índice
Erros fatais em campanhas de marketing digital
Confira as explicações para cada um dos erros.
Erros na fase de Estratégia de marketing digital
Falta de objetivo de marketing
O objetivo final do marketing sempre deveria ser vendas. Mas há aquelas específicas das campanhas que formam uma estratégia. Por exemplo, aumentar a base do funil, crescer em um determinado público, lançar um novo produto, etc. O objetivo vai definir a estratégia que, por sua vez, estabelece as metas e métricas.
Orçamento baixo para mídia
O marketing digital profissional necessita de campanhas patrocinadas. Estratégias orgânicas colaboram, mas são lentas e incontroláveis. O orçamento deve ser no mínimo 50% do valor gasto com pessoas, seja equipe própria ou agências (terceiros). Com a maturidade o orçamento em mídia tende a ser 10, 20 vezes superior ao custo de serviço.
Leia também: Como Calcular o Orçamento para campanhas de marketing digital
Excesso de publicações
Produzir custa caro e consome recursos importantes. Além disso, no processo de otimização de campanhas pode dificultar a compreensão. O que é melhor: 4 anúncios ou 20 em uma campanha? Depende do orçamento. Na maioria dos casos, um número elevado só vai prejudicar. Lembre-se ainda que os posts atemporais podem continuar rodando por muito tempo, ou seja, a cada mês, além das novas, irão se juntar às publicações antigas de sucesso.
Leia também: Como melhorar a produtividade no marketing digital
Excesso de canais
Combinar canais ajuda na estratégia. Por exemplo, a dupla Meta Ads e Google Ads trabalham bem juntas. Google de forma reativa mais no fundo de funil, e Meta pró-ativa em topo de funil, e auxiliando as conversões com campanhas diretas. É possível trabalhar com mais canais, porém deve-se estar seguro que os principais foram bem explorados. Domine um ou dois canais primeiro.
Leia também: Quais são os melhores canais de marketing digital para campanhas
Descartar ativos de sucesso
Quando a publicação ou campanha inteira é atemporal e tem bom desempenho, quando é a hora de descartá-la? Apenas quando já saturou o público e a frequência extrapolou o limite (acima de 6 é um bom indicador). Mas é comum esta decisão ser tomada para agradar ao cliente, ou seja, mostrar que está trabalhando e que sempre está lançando novos posts. Continue criando, mas mantenha as publicações de sucesso ativas também.
Erros na fase de Produção de marketing digital
Temas temporais e descartáveis
Sempre que possível, opte por campanhas atemporais, ou seja, que não estão relacionadas a uma data ou oferta temporária. Claro, isso é mais difícil no varejo, principalmente na moda. Mas mescle as campanhas. Há duas razões para evitar campanhas temporais: custo de criação alto, já que são descartáveis a curto prazo; dificuldade de aprender e otimizar, já que saem de veiculação antes dos algoritmos de inteligência artificial identificarem padrões.
Não usar referências
Querer ser o mais criativo, começar do zero, custa caro. Não apenas o custo de criação aumenta, mas as chances de fracasso também. A menos que a marca seja a líder mundial com orçamento infinito, inspire-se ou copie mesmo de outros. Para isso, escolha marcas como referência com estratégias que deram certo.
Usar referências erradas
Da mesma forma que começar do zero, sem referência, é ruim, utilizar inspirações erradas também é. Por exemplo, uma marca que vende B2B (para empresas) se inspira em um influenciador digital e quer utilizar os mesmos conceitos que ele aplica no Instagram. Não vai rolar. Busque ideias em outras marcas B2B, se possível, similares ao seu segmento. Inclusive concorrentes de sucesso costumam ser boas referências.
Erros na fase de Performance de marketing digital
Falha nas configurações de conversão
A parametrização adequada dos pixels de conversão das mídias de performance (Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads …) são fundamentais para identificar o sucesso das campanhas, ou seja, se está gerando as conversões esperadas. Não é fácil fazer essas configurações, mas é obrigatório para analisar e otimizar campanhas. Além disso, os algoritmos de inteligência artificial também dependem destas conexões.
Leia também: Como configurar rastreamento e conversão no Marketing Digital
Alterar campanhas em intervalos curtos de tempo
As rotinas de inteligência artificial das mídias de performance precisam de tempo para aprender e selecionar a estratégia ideal de posicionamento, público, horário, etc. Dependendo do orçamento isso pode levar 2, 5 ou 10 dias. Portanto, é necessário esperar que as ferramentas indiquem que saíram do estágio de aprendizado antes de julgar o resultado da campanha.
Alterar várias parâmetros na campanha de uma única vez
Ao analisar uma campanha identifica-se que a performance não está adequada, então é alterado o público, criativos e o horário de veiculação. Melhorou, que bom! Mas qual foi o elemento que promoveu esta situação? Então, não é possível saber. Entender os fatores que melhoram ou pioram uma campanha são fundamentais para potencializar ou reverter uma piora.
Analisar indicadores além do essencial
Uma campanha simples gera milhões de combinações para análise. Milhões mesmo. Ao cruzar as campanhas vs publicações vs públicos vs horários vs canais .. Não é humanamente possível analisar tudo. A inteligência artificial tenta ajudar nisso. Mesmo assim, a análise humana é fundamental. Portanto, escolha os indicadores certos para o objetivo escolhido e foque neles.
Falta ou excesso de persistência
Raramente uma campanha tem desempenho excelente logo no seu início. É necessário esperar a inteligência artificial das plataformas aprenderem e aprimorarem, além de diversos ajustes manuais. Podem levar dias, semanas e até meses para atingir uma performance com excelente ROI. Portanto, não desista. Por outro lado, quando estiver muito abaixo do resultado e não haver sinais de melhora, parta para outra. Por isso, é sempre bom ter várias campanhas, para que possam ser comparadas.
Realizar poucos testes
Reserve uma parte do orçamento (5% a 10%) para fazer testes. Essa é a essência do conceito de Growth Marketing ou Growth Hacking. Ao invés de estressar as campanhas padrões com excesso de ajustes, crie campanhas separadas para a finalidade de encontrar grandes saltos de performance. Seja ousado e curioso, mas com uma pequena amostra. Se der certo, potencialize com mais investimento e troque por campanhas com menor performance.
Erros na fase de Conhecimento de marketing digital
Não registrar os processos
O marketing digital é uma ciência nova. Diferente da medicina e engenharia nos quais os protocolos estão bem estabelecidos, no digital todos estão aprendendo e criando o que no futuro será um processo maduro. Registre de forma oficial no seu time cada passo para realizar uma determinada tarefa. Aprimore com base nas lições aprendidas. Coloque os processos nas ferramentas para facilitar sua aplicação. O eKyte foi criado para esta finalidade.
Não compartilhar os processos
A documentação serve para você lembrar de como fazer, e também para multiplicar o conhecimento no time. Por isso, oficialize no seu time o repositório dos mapas de processo. O eKyte tem uma base de conhecimento, fluxos e checklists modelos para estabelecer esta cultura de seguir e compartilhar processos.
Iniciar novas campanhas sem aprender com as anteriores
Acompanho centenas de equipes de marketing, e este é o maior problema. É a raiz dos demais erros. Se não há um protocolo padrão para o marketing digital, só resta a experiência e o aprendizado. A pressa de iniciar um novo ciclo de campanhas, de se preocupar mais com a entrega de posts e tarefas do que com o resultado, promovem esta situação.
O ciclo do marketing precisa ser respeitado:
Conclusão
Seja data-driven marketing. Fuja das ações baseadas em “achismo” ou para alimentar o ego dos clientes. Equilibre o orçamento das campanhas com o esforço de criação e operação. Utilize uma fração do orçamento (5% a 10%) para testes. Registre os aprendizados e compartilhe com sua equipe. Utilize boas referências, certamente alguém já superou a fase em que você se encontra.
E claro, utilize tecnologias adequadas para gestão de marketing digital: conheça o eKyte.
Leia também
- Como Escolher as Mídias para campanhas de marketing digital
- Como fazer a Gestão de marketing digital
- Como fazer um Plano de Campanhas de marketing digital
- O que é Jornada Digital da Publicação no marketing digital
- Quais são os planos de marketing digital, quando e como fazer
- Como fazer uma campanha de Marketing Digital de Performance
- Como organizar o ciclo de campanhas de marketing digital
- Como montar uma equipe de Marketing Digital profissional
Deixe seu comentário ou sua dúvida