

Data-driven marketing é uma cultura que substitui a intuição por respostas baseadas em dados. Para colocar em prática são necessárias ferramentas de Business Intelligence (BI).
Índice
Data-driven marketing vs Business Intelligence (BI)
Data-driven é a cultura, já soluções de BI (Business Intelligence) são ferramentas que apoiam a aplicação de data-driven.
Ser data-driven significa criar painéis de dados e analisar insistentemente até encontrar um ponto relevante?
Não. O processo é inverso. Primeiro vem a dúvida a ser respondida. Veja os passos:
- Passo 1: qual é o objetivo?
- Passo 2: qual é a dúvida?
- Passo 3: quais as métricas (indicadores) que vão dar a resposta?
- Passo 4: extrair e preparar os dados para promover a resposta.
- Passo 5: analisar, definir estratégia e colocar em prática.
Analise dados a partir de uma “Dúvida”, “Elabore a Pergunta” e encontre a “Resposta”.
Por exemplo: “qual faixa etária tem mais aderência com meu produto?”
Após analisar e entender, define-se a estratégia.
Por exemplo: “Aumentar 10% as vendas na faixa etária de 18 a 24 anos”.
Saiba mais O que é Data-Driven Marketing, quais as ferramentas e como aplicar.
Finalidade das ferramentas para data-driven
Há ferramentas para:
- Extrair e preparar os dados
- Exibir e compartilhar os indicadores
Alguns softwares fazem uma parte, outros realizam o processo completo.
Além disso, as soluções variam de acordo com a profundidade de atuação.
Por exemplo, o Google Analytics, provavelmente a ferramenta líder mundial para apoiar a cultura data-driven marketing, agrupa informações de sites e as origens das suas interações. Por outro lado, é limitado para entender um escopo além disso. Não é capaz de monitorar as vendas dos CRMs, tampouco oferece dados mais aprofundados das campanhas das redes sociais. Por isso, acaba sendo um Hub importante para captar dados, mas sozinha, é limitada.
Principais Métricas de Marketing Digital
Conforme o objetivo da campanha, os indicadores mais relevantes variam.
Legenda:
- CPM: Custo por mil impressões
- CPC: Custo por cliques
- CPV: Custo por visita
- CPL: Custos por lead SQL
- CPA: Custo por aquisição
- ROAS: Retorno sobre investimento em mídia
- Lead MQL: contato qualificado apenas para marketing
- Lead SQL: contato qualificado para vendas
Ferramentas para Data-driven Marketing
A primeira ferramenta nem conta na lista, pois é pré-requisito para qualquer estratégia que envolva website, e-commerce e blog.
Google Analytics
O Google Analytics é a principal ferramenta de monitoramento e análise de sites do mercado. Não à toa, ela oferece insights sobre público, páginas, conversões, localidades e é integrada a outros serviços do Google. Apesar de ser indispensável, é bem limitada para explorar a origem do tráfego e o resultado controlado por CRMs.
Cyfe
O Cyfe é um criador de Dashboards que já conta com integradores próprios. Monitore e visualize seus negócios em um painel em tempo real fácil de usar. Encontre o modelo de painel online perfeito, conecte seus dados e comece a monitorar seus KPIs. Modifique o modelo para atender às suas necessidades de negócios.
Reportei
O Reportei é uma opção nacional para o Cyfe. Crie relatórios de marketing digital rapidamente. Oferece conectores para Instagram, Facebook, Meta Ads, YouTube, TikTok, LinkedIn, Google Analytics, Google Ads, Mailchimp, Hotmart, RD Station, Active Campaign, PhoneTrack, Search Console, Google Meu Negócio, Twitter, Pinterest e outros canais. É uma ótima relação custo benefício.
eKyte
A ferramenta Data-Driven Marketing do eKyte apresenta o funil completo do marketing digital, desde o investimento em mídia até o ROAS. É um conceito diferente dos dashboards padrões, pois além das mídias digitais (Google Ads, Google Console, Google Analytics, Meta Ads, Linkedin Ads), integra soluções de automação de marketing e CRM (Pipedrive, Hubspot, Kommo, RD Station).
É a opção ideal para equipes de marketing de alta performance, com foco em conversões, e disponibiliza as métricas mais relevantes, guiando para o que realmente importa no marketing digital.
Os relatórios já vem configurados, o que zera o tempo de configuração e necessidade de aprendizado. Para quem deseja ir além nos detalhes, podem integrar os dados com o Power BI.
Além do desempenho de campanhas, a solução ainda mostra o desempenho de produtividade das equipes, já que oferece também uma solução completa para gestão de equipes de marketing digital.
Print screen Funil Digital do eKyte Data-Driven Marketing
O eKyte já foi aplicado em mais de 40 mil marcas, é exclusivo para o marketing digital.
Conheça todas as ferramentas do eKyte >>
Google Data Studio ou Looker Studio
O Google Data Studio é uma ferramenta de BI para análise de dados, permitindo a criação de dashboards customizadas e a criação de relatórios completos. Gratuito, possui integração com as outras soluções do Google. Para outras mídias dispõe de conectores pagos. Um ponto negativo é o custo para criação e manutenção dos painéis quando se gerencia várias marcas. Como benefício tem o visual e as configurações amplas de visual, mas que exigem um custo de criação e manutenção.
Microsoft Power BI
O Microsoft Power BI é um dos softwares de Business Intelligence mais usados por profissionais de Marketing Digital. Permite a fácil conexão de dados e KPIs e utiliza Inteligência Artificial para oferecer insights. Normalmente é utilizada em conjunto com integradores de mercado, como o Supermetrics e até mesmo o eKyte.
Bônus: Tableau
Está um pouco fora da lista pelo perfil de cliente que utiliza, normalmente grandes empresas. O Tableau é uma solução robusta para criação de dashboards, muito utilizada por gestores de marketing de grandes empresas. Fornece os principais conectores necessários para marketing digital. É utilizado principalmente porque empresas que tem maior poder de investimento e necessitam de alta capacidade de processamento por conta do volume de dados.
Conclusão
As ferramentas para data-driven marketing são fundamentais na aplicação desta cultura. O custo e a complexidade de uso tornam inviável a utilização de diversas ferramentas. Cuidado com os indicadores, escolha com cuidado e não exagere na quantidade. E lembre-se que ao analisar métricas erradas, irrelevantes, não será possível alcançar bons resultados. Fuja das métricas de vaidade.
Leia Também
- Métricas mais importantes na performance de marketing digital
- O que é Data-Driven Marketing, quais as ferramentas e como aplicar
- Ferramentas de Marketing Digital para equipes de alta performance
- O que é funil digital no marketing online e como utilizar
- O que significa CPM, CPV, CPC, CPL, CPA, ROAS, ROI
- Quais são as ferramentas para gestão de marketing digital
- Como planejar campanhas de marketing digital
- Como fazer a Gestão de marketing digital
- Melhores ferramentas para planejar campanhas de marketing digital
- Ferramentas Help Desk para Equipe e Agência de Marketing Digital
- Ferramentas de Gestão de Equipes e Agências de Marketing Digital
- Como fazer SEO e indexar sites e lojas online no Google na prática
Deixe seu comentário ou sua dúvida