

Para medir o desempenho das campanhas e melhorar os resultados é necessário conectar sites com mídias patrocinadas como Google Ads e Facebook Ads.
Mas isto só funciona se as configurações técnicas foram realizadas, integrando Google Analytics, Site, Blog, Loja Online, Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads.
Este processo é complexo e pode exigir até mesmo um pouco de programação, apesar do Google Tag Manager reduzir esta necessidade.
Confira no Infográfico abaixo uma visão geral do processo:
Índice
Instalação
A etapa inicial do processo é definir o método de rastreamento utilizado para a mídia e fazer a instalação no site.
Independente da mídia utilizada é recomendada a configuração do código do Google Analytics, com ele dados relacionados ao site ficarão disponíveis para consulta.
Após a definição e instalação do método de rastreamento, será criado o público-alvo de remarketing que pode ser utilizado para que as campanhas de anúncios apareçam para os usuários que já visitaram páginas do site ou do aplicativo anunciado.
Para medir os resultado do acesso de usuário são criados eventos de conversão que rastreiam quantos usuários realizaram determinada ação como cliques em links, visualização de páginas, conversões de formulários entre outros.
Ferramentas de gerenciamento de tags como o Google Tag Manager Contribuem para a configuração de eventos de conversão. Com ela instalada é possível cadastrar e alterar eventos diretamente na plataforma sem necessidade de alteração no código do site. Apesar da facilidade de uso não são todos os eventos possíveis de criar na plataforma , eventos que exigem como compras com o acompanhamento de valor em ecommerce precisam ser gerados diretamente no código do site.
Com os eventos definidos as metas e conversões personalizadas são criadas para medir as ações de maior importância do negócio e enviar a informação de conversão para a plataforma de anúncios (Google Ads ou Facebook Ads).
No caso do Google Ads, após criar as metas e conversões personalizadas é preciso vincular e importar metas do Google Analytics ao Google Ads, dessa forma as ferramentas estarão conectadas e será possível utilizar os parâmetros das metas para quantificar as conversões nas campanhas do Google Ads.
Métodos de rastreamento
Recomendado para campanhas de Google Ads e Facebook Ads.
Recomendado para campanhas de Facebook Ads.
Público-alvo de remarketing
Recomenda-se criar o público de remarketing que será formado por usuários que interagiram com seu site ou aplicativo. Esse grupo pode ser utilizado como foco de anúncios para conversão.
- Como criar um público-alvo de remarketing no Facebook
- Como criar um público-alvo de remarketing no Google Analytics
Dica eKyte: É recomendado a criação de um público-alvo de remarketing com usuários que interagiram nos últimos 180 dias.
Eventos de conversão
Os eventos de conversão são utilizados para medir resultados de ações realizadas dentro do site ou aplicativo. Essas ações podem ser cliques em links, visualização de páginas, conversões de formulários entre outros.
As ferramentas de gerenciamento de tags são utilizadas para cadastro, edição e exclusão de tags pela plataforma sem necessidade de edição no código do site. Essas ferramentas podem ser utilizadas para cadastro de eventos de conversões no site.
- Como configurar e instalar o Gerenciador de Tags
- Como cadastrar eventos do Google Analytics pelo Gerenciador de Tags
- Como adicionar eventos do Facebook pelo Gerenciador de Tags
Metas e conversões personalizadas
As Metas e Conversões Personalizadas utilizam os eventos de conversão para medir as ações de maior importância para o negócio. Com elas é possível mensurar a plataforma,campanha, grupo de anúncio e anúncio de origem de conversão.
Vincular e Importar Metas do Google Analytics no Google Ads
Para utilizar as metas do Google Analytics nos resultados de campanha no Google Ads é preciso realizar a integração entre as ferramentas e importar as metas de conversão do Google Analytics para o Acompanhamento de Conversões do Google ads.
- Como vincular a conta do Google Analytics ao Google Ads
- Como importar metas do Google Analytics no Google Ads
Como verificar conversões
Eventos no Google Analytics
Para visualizar acesse https://analytics.google.com/, clique em Comportamento – Eventos – Visão Geral
Metas no Google Analytics
Para visualizar acesse https://analytics.google.com/, clique em Conversões – Metas – Visão Geral
Conversões personalizadas no Facebook Ads
Para visualizar acesse a conta do Facebook Ads em https://business.facebook.com/events_manager2, selecione sua conta e clique em Conversões Personalizadas
eKyte Data-Driven
O eKyte Data-Driven Marketing 360 permite visualizar o desempenho de diversos canais de marketing ao mesmo tempo, incluindo Google Ads, Facebook Ads, RD Station, HubSpot, Pipedrive, entre outros. A ferramenta agrupa e interpreta os dados, exibindo o funil do marketing digital. Isto permite entender a performance da estratégia como um todo, ao invés de analisar campanhas isoladas.
Veja o exemplo de uma tela do eKyte Data-Driven Marketing:
Para saber como ter conectar seus canais de marketing com o eKyte acesse nosso guia.
Conclusão
O rastreamento e conversão nas plataformas digitais é de suma importância para o marketing digital. Com ele é possível realizar campanhas para usuários que interagiram com a plataforma por meio de públicos de remarketing que são propensos a converter.
As interações desses usuários podem ser medidas por meio de eventos de conversão que são utilizados para análise de desempenho e criação de metas de conversões que geram dados para analistas e para o algoritmo da inteligência artificial da plataforma otimizando assim as campanhas e seus resultados.
Leia Também
- O que é funil digital no marketing online e como utilizar
- Métricas mais importantes na performance de marketing digital
- O que é Data-Driven Marketing, quais as ferramentas e como aplicar
- Fundamentos para alta performance em campanhas de marketing digital
- Como fazer um Plano de Campanhas de marketing digital
- O que são Táticas de Marketing Digital e como aplicar em campanhas
Deixe seu comentário ou sua dúvida