

A assessoria de imprensa promove a credibilidade das marcas, e continua sendo valiosa no marketing digital. Entenda os passos para aplicar esta tática e ir além das mídias próprias.
O marketing digital é a “vitrine para o mundo”. A assessoria de imprensa reforça a estratégia de mídias próprias, como redes sociais e blog da própria empresa, e é uma excelente ferramenta de engajamento do marketing de conteúdo.
Índice
Quais os benefícios da assessoria de imprensa?
Para começar a falar sobre a assessoria de imprensa, é importante pensar: quais são as marcas que são admiradas por, além de seus serviços ou produtos, contribuírem com algo mais? A partir desse pensamento, é visível que, toda marca ou empresa, tem algo a oferecer, seja com sua expertise ou inovação. E a partir disso, a assessoria de imprensa pode:
- Dar visibilidade para sua marca;
- Aumentar a credibilidade em seu segmento;
- Maior reconhecimento por parecer espontâneo;
- Alcance superior as mídias próprias;
- Apoio de terceiros na divulgação;
- Impacto promovido reconhecimento da mídia.
Como funciona a assessoria de imprensa no digital
Para começar a produzir conteúdos e divulgá-los na imprensa, é preciso entender a necessidade e disponibilidade de investimentos da sua empresa. É possível realizar a contratação de mailings de disparo ou é possível fazer uma pesquisa de editorias de blogs, jornais e revistas impressos e digitais. Porém, para começar a fazer uma assessoria de imprensa, é preciso seguir algumas etapas fundamentais.
Criar
A criação de conteúdos para a assessoria de imprensa, se baseiam basicamente em três categorias, o release (press release), notas sociais e artigos. Cada um destes textos tem objetivos diferentes, sendo:
- Release: textos objetivos, podem ser sobre temas em alta no mundo e que sua marca/empresa possa dar alguma contribuição em conhecimento. Por exemplo, se for uma tendência falar sobre ‘cabelos cacheados’, salões de beleza e empresas de cosméticos podem utilizar esse tema para produzir conteúdo e gerar mais engajamento.
- Notas sociais: textos de no máximo 3 parágrafos, geralmente utilizados para falar sobre algum evento, premiação, inauguração que sua empresa estará envolvida.
- Artigos: os artigos, ou artigos de opinião, são redigidos em 1ª pessoa, e podem ser divulgados para expressar alguma opinião e ou posicionamento sobre determinado assunto.
Os releases são os conteúdos que melhor indexam em veículos de comunicação, por sua objetividade e, é claro, por sua relevância. Para garantir um release bem escrito, é preciso se ater a alguns detalhes, como:
- Boas práticas de SEO (título e subtítulos bem definidos);
- Manter uma consistência de parágrafos (não ultrapassar 7);
- Usar uma linguagem neutra, para não parecer propaganda;
- Utilizar citações, de alguém da empresa ou clientes que possam falar de uma experiência positiva;
- Usar números relevantes em relação a sua empresa, crescimentos, etc.
Importante lembrar que há empresas especialistas em criação de conteúdo para assessoria de imprensa, como a “Vira Comunicação”
Caso conheça outros especialistas em assessoria de imprensa, coloque o nome e link de contato nos comentários deste post.
Divulgar
Após a produção do texto, é preciso divulgar para os veículos de imprensa. Essa divulgação pode ser feita:
- Publipost: post patrocinado em mídias de terceiros, mailings de imprensa e veículos de comunicação.
- Plataformas de distribuição automática, como o “Dino“.
- Diretamente com as mídias, solicitando a publicação através do canais como “Fale conosco”, “Ouvidoria”, “Sala de Imprensa”, entre outros.
- Plataformas livres, como Reedit, Quora e Medium.
- Através de empresas especialistas com relacionamento com a imprensa, como a “Vira Comunicação“.
Caso conheça outros especialistas em assessoria de imprensa, coloque o nome e link de contato nos comentários deste post.
Monitorar
Monitoramento na assessoria, ou o “clipping”, significa verificar periodicamente, através dos mecanismos de buscas, onde seu release foi publicado. É possível fazer a clippagem também em veículos impressos, através do recorte da página onde foi mencionado.
Quando o artigo tem link, é importante criar um URL rastreável, para consultar os acessos ao seu site através do Google Analytics.
Como existem diversos meios de comunicação, é preciso ficar de olho em todos eles, utilizar os métodos de pesquisas avançadas, por palavras chave e trechos do release. Assim, você poderá ter uma menção de onde seus textos estão ‘emplacando’ , sua taxa de rejeição, e também manter o arquivamento das publicações.
Conclusão
A assessoria é uma excelente ferramenta para quem busca um fortalecimento de marca no mercado fugindo do trivial das mídias próprias. É uma estratégia complementar, que faz com que o nome de uma empresa seja encontrado por múltiplos veículos de comunicação, se tornando uma referência em seu segmento.
Caso conheça especialistas em assessoria de imprensa, coloque o nome e link de contato nos comentários deste post.
Leia Também
- Template para Artigos de Marketing de Conteúdo
- Como escolher tema e título no marketing de conteúdo para SEO
- Como fazer uma campanha digital de Marketing de Conteúdo
- O que é Marketing de Conteúdo
- O que é Copywriting e qual sua importância no marketing digital
- Como se tornar um Copywriter no marketing digital
- Quais as estratégias de engajamento de marketing de conteúdo
- Template para Artigos de Marketing de Conteúdo
- Como fazer assessoria de imprensa no marketing digital
- Como fazer campanha patrocinada no Facebook Ads e Instagram
- Como fazer campanha patrocinada no Google Ads Pesquisa
1 Comentário. Deixe novo
Artigo tão didático! Parabéns!
Sou jornalista e trabalho com assessoria de imprensa. Tenho mais de 20 anos de experiência. Atualmente, também curso Psicologia. Gosto bastante desta área e acho que as duas são uma excelente combinação!