

Passo a passo para criar e otimizar campanhas profissionais de Facebook e Instagram no Facebook Ads. Encurte caminho com este guia feito por especialistas que já gerenciaram milhões em orçamento na ferramenta.
Primeiro é importante entender que Facebook Ads é a plataforma para campanhas patrocinadas no Facebook, Instagram e Messenger. Também permite extender os anúncios para rede de parceiros, como sites e aplicativos afiliados ao Facebook.
O Facebook Blueprint é uma plataforma oficial e gratuita pra aprender a utilizar a plataforma de anúncios do FB e Instagram. Sugiro que antes de contratar qualquer curso pago, faça antes os cursos desta plataforma.
Este artigo tem o objetivo de apresentar de forma prática os pontos mais relevantes para iniciar uma campanha e otimizar o desempenho. Ideal para quem já tem algum conhecimento na plataforma de anúncios.
Índice
Campanhas e Grupos de Anúncios
As campanhas são agrupamentos onde é possível definir o objetivo do anúncio, como por exemplo: leads, tráfego no site e vendas. Além disso é na campanha que se define o objetivo da campanha.
O primeiro passo é pensar em como dividir as campanhas. A ideia básica é:
Anúncios
Conteúdo
E abaixo os públicos:
Segmentados (1 ou mais)
Remarketing
Seguidores
Recomenda-se configurar o orçamento dentro dos grupos de anúncios e não na campanha, dessa forma é possível dividir o orçamento de forma individual pelos grupos de anúncio.
Horário da Campanha
Defina o horário em que a campanha deverá aparecer nas redes sociais. No período da noite há mais chances de spam e robôs para consumir orçamento, dessa forma é recomendado ativar a campanha das 05:00 às 23:00.
Final de semana o resultado é mais restrito, vale lembrar que essa configuração deve ser feita pensando na realidade do público-alvo do cliente.
Posicionamento
Nos posicionamentos são escolhidos onde os anúncios devem aparecer, por padrão muitas empresas utilizam o formato abaixo:
Feed FB e IN
Stories FB e IN (mesmo anúncio, não precisa especial)
Artigos
Públicos
É recomendado a criação de três tipos de públicos, sendo eles os segmentados, remarketing e seguidores.
Segmentados
Também chamados de públicos frios. Deve-se criar segmentações por ocupação, estudos, interesses. Localização é definido pelo cliente. Idade deve-se usar o bom sendo ou dados da persona se já estiver bem claro.
O tamanho ideal depende dos locais, e do produto. Os públicos não devem ser muito pequenos pois não funcionam, o Facebook tem dificuldades para entregar anúncios para públicos pequenos.
Para campanhas em São Paulo, públicos de 100k a 500k é um bom tamanho. Campanhas em cidades de 500 mil habitantes, cerca de 30k a 80k usuários.
Por fim, falando de campanhas nacionais, públicos de 300k a 1.5 milhões são apropriados.
Mas vale lembrar que o tamanho do público dependerá da facilidade de segmentação.
Segmentações por profissão, nem sempre funciona, pois poucas pessoas informam isso no perfil.
Remarketing
Esse tipo de segmentação começa a trazer resultado quando o público já tem certa de 5k usuários. Vale lembrar que é preciso configurar rastreamento e conversão para criar públicos nesse formato.
Seguidores
Assim como o público de remarketing, é recomendado utilizar esse tipo de público apenas de se o perfil tiver 5k de seguidores ou curtidas.
eKyte Leads Storm
O eKyte Leads Storm ajuda a distribuir as mídias e sugerir orçamento aplicando um algoritmo inteligente comparando seu perfil com bilhões de dados reais e sugerindo um plano de campanhas digitais.
Objetivo de Campanha
Os objetivos de campanha são as ações que deseja que a campanha realize. Caso tenha dúvidas sobre o objetivo, recomenda-se utilizar o objetivo de tráfego.
Objetivo de Tráfego
O objetivo de tráfego visa levar os usuários para seu site, clicando no link do anúncio.
Objetivo de Envolvimento
O objetivo de campanha de envolvimento costuma dar pouco resultado. Usar apenas quando precisa aparecer bastante e não espera visitas, o que não é aconselhável em campanhas profissionais.
Objetivo de Conversão
Para esse tipo de objetivo funcionar é necessário que o negócio tenha bastante conversões. Caso o serviço ou produto ofertado não gere muitas conversões, esse tipo de objetivo não irá funcionar.
Portanto começar com tráfego, com o tempo pode ser viável migrar para conversão.
Publicações
Nos grupos adicione novos anúncios e conteúdos. De 4 a 10 é um número interessante, principalmente no grupo de remarketing. Em públicos frios, é recomendado filtrar os conteúdos deixando apenas os que trazem melhor resultado (menor custo por clique/lead).
Orçamento
O maior cuidado em uma campanha sempre deverá ser o orçamento para não colocar a mais. Validar se o montante de cada campanha está correto e se o gasto está diário ou vitalício.
O eKyte Leads Storm pode ser um ponto de partida para definir o orçamento em seu plano de campanhas digitais.
Monitorar no ekyte toda semana ajuda, o Data Driven mostra todas campanhas juntos.
Monitoramento
Olhar inicialmente o mês atual. Quando no relatório a frequência que o anúncio aparece passa de 6 é um indicativo de saturação. Olhas a nível de anúncio, não campanha ou grupo.

Inicialmente é comum usar vários públicos frios, com tempo reduzir para 1 ou 2.
Assim que o remarketing for crescendo, alocar mais o orçamento para esse público. Pode chegar ao ponto de parar as campanhas de público segmentado, deixando a cargo do Google Ads e orgânico esta captação.
Os custos por lead e conversão são os indicativos melhores.
Novo mês ou período das campanhas
Alterar a data, acrescentar o orçamento e adicionar no título o mês/período em questão.
O usuário percorre uma longa jornada até a conversão. Portanto, o tráfego (clique) é muito importante. A conversão é um momento específico, não quer dizer que foi o responsável por tudo.
Conclusão
O Facebook Ads é uma ferramenta intuitiva e que pode ser utilizada de forma simples ou avançada por profissionais experientes. Mas o principal segredo está em entender o que é relevante prestar atenção. A otimização deve ser suave e contínua, para entender os pontos que realmente estão trazendo a diferença. Mudanças frequentes atrapalham os algoritmos e a compreensão humana. Por isso, trata-se de uma ciência de médio a longa prazo. Faça testes isolados com públicos e estratégias, sem intervir nas campanhas principais.
Leia Também
- Como fazer campanha patrocinada no Google Ads Pesquisa
- Como configurar rastreamento e conversão no marketing digital
- Métricas mais importantes na performance de marketing digital
- O que é Data-Driven Marketing, quais as ferramentas e como aplicar
- Fundamentos para alta performance em campanhas de marketing digital
- Como fazer um Plano de Campanhas de marketing digital
- O que são Táticas de Marketing Digital e como aplicar em campanhas
- Como fazer campanha de Marketing Digital de Performance para e-commerce
Deixe seu comentário ou sua dúvida