

O período de duração das campanhas digitais deve respeitar a capacidade da equipe, as metas comerciais e as boas práticas para otimizar os resultados. O ciclo precisa ser coordenado, pois envolve várias pessoas, desde o conceito até a homologação com o cliente e publicação.
Índice
Como estruturar os ciclos de campanhas
Durante mais de 10 anos criei e participei de milhares de campanhas de marketing digital. Costumo trabalhar com ciclos mensais de campanha. Até mesmo ações sazonais podem ser encaixadas no ciclo mensal, caso compartilhem o orçamento e mão de obra de produção e execução. É importante que as campanhas acompanhe o ciclo comercial e financeiro de cada negócio, o que costuma ser mensal.
17 erros fatais em estratégias e campanhas de marketing digital
Exemplo de ciclo de campanhas mensal
Briefing com o cliente
Próximo ao dia 25 do mês, é hora de conversar com o cliente (interno ou externo), para definir os objetivos e temas do próximo ciclo de campanhas digitais.
Criar o plano de campanhas e gerar as tarefas para produção
Entre os dias 25 e 28, com base no briefing e nas campanhas anteriores, deve-se criar o plano de campanhas. O plano é responsável por definir a estratégia de mídia, públicos, publicações e orçamento.
Após concluir e aprovar o plano com o cliente, é necessário gerar as tarefas para que as criações sejam realizadas: conteúdos, anúncios, e-mails, landing pages, etc. E também as tarefas para a criação das campanhas patrocinadas.
Primeiras publicações
Entre os dias 28 e 30 ocorre a produção das primeiras publicações do próximo ciclo, para que tenha tempo hábil de publicação de acordo com o calendário do início do mês.
Campanhas de mídia de alcance
No dia 01 de cada mês, as campanhas nas mídias de alcance (Google Ads, Facebook Ads, etc) são iniciadas. As campanhas já existentes podem ser continuadas, só estendendo o orçamento e o período. As publicações atemporais dos períodos anteriores com melhor desempenho continuam sendo veiculadas na campanha.
Novas criações e publicações
A cada semana, pode haver um calendário com novas criações, que serão aplicadas nas campanhas já iniciadas.
Revisão e otimização
A cada segunda-feira (ou dia de sua preferência) as campanhas devem ser otimizadas, ou seja, analisadas para entender o desempenho e ações possíveis para melhoria. Vale ressaltar a importância de não alterar sem necessidade as campanhas, para deixar os algoritmos de inteligência artificial cumprirem seu papel.
Novo planejamento
Ao final do ciclo é hora de fazer o novo plano para o mês seguinte (dia 25). Assim como no período anterior, o briefing do cliente e a experiência das campanhas anteriores é fundamental.
Como estruturar os ciclos de campanhas
Estabelecer um ciclo para as campanhas é fundamental para equilibrar a capacidade vs demanda, além de acompanhar as diretrizes comerciais e financeiras da empresa. O ciclo mais comum é mensal, mas cada negócio pode adaptar a sua realidade. Utilize ferramentas como o eKyte para ajudar na gestão do marketing digital.
Leia também
- Como fazer a Gestão de Marketing Digital
- Como fazer um Plano de Campanhas de Marketing Digital
- Como Calcular o Orçamento para campanhas de marketing digital
- Como Escolher as Mídias para campanhas de marketing digital
- O que são Táticas de Marketing Digital e como aplicar em campanhas
- Fundamentos para alta performance em campanhas de marketing digital
- Como fazer campanha patrocinada no Facebook Ads e Instagram
- Como fazer campanha patrocinada no Google Ads Pesquisa
- Como fazer Marketing Político Digital para eleições
Deixe seu comentário ou sua dúvida