

CPL no marketing digital é uma sigla para a métrica de desempenho “Custo por Lead”, ou seja, qual é o valor que as campanhas estão pagando por cada lead adquirido. Nem todo lead se transforma em cliente, portanto o custo deve ser baixo o suficiente para manter as margens considerando que precisam de vários leads para fechar um negócio.
É um indicador relevante, mas o desafio na interpretação já começa na definição de lead. Se o lead for apenas um contato para newsletter, por exemplo, é menos importante que um lead que solicitou orçamento ou entrou em contato para tirar dúvidas. Então é necessário separar os leads MQL (contatos para marketing) de SQL (contatos para vendas).
Índice
O que é um lead
É um contato, adquirido normalmente em um formulário do site ou anúncio. Saber diferenciar os leads é o primeiro passo para utilizar o CPL na otimização das campanhas.
Como calcular o CPL: fórmula
CPL = Valor gasto com anúncios / número de leads
Exemplo de custo por lead (CPL)
No funil digital é possível visualizar um exemplo de CPL, e como se relaciona com as demais métricas de marketing digital.
CPL = R$ 27.078,69 / 337 = R$ 80,35
Ou seja, em média, este é o custo para captar um lead.
Tela do Funil Digital na Plataforma eKyte Data-Driven Marketing
Como utilizar e interpretar o CPL
O CPL é uma métrica de desempenho importante, mas como toda métrica se for mal analisada vai levar para o caminho errado. Para iniciar separe o custo por MQL e SQL ou analise apenas MQL.
Quanto menor, melhor.
Há consumidores que convertem no primeiro contato, outros precisam de mais tempo, mais interações. Por isso é importante analisar a estratégia como um todo.
Analisar públicos, personas e canais de marketing isoladamente é importante, para comparar a eficácia entre eles. Mas preste atenção no objetivo de cada elemento na estratégia. Por exemplo, um público segmentado costuma ter um CPL mais caro que remarketing. Mas para criar o remarketing, é preciso de públicos segmentados. Então não se pode excluir um pelo sucesso de outros.
É fundamental ter a visão do funil digital para compreender variações do custo por lead e qual o impacto disso na continuidade do funil até a conversão final (venda).
Como melhorar o CPL
Captar um lead é um resultado de toda a estratégia, portanto não há uma forma mágica de resolver a questão. Mas cada uma das ações abaixo vai ajudar a atingir alta performance:
- Qualificar o público e ao mesmo tempo ampliá-lo ao máximo, para que os algoritmos de inteligência artificial possam trabalhar com mais flexibilidade.
- Utilizar campanas com objetivo de tráfego ou conversão para criar bases de remarketing com leads mais propensos a converter.
- Criar uma base qualificada de remarketing e trabalhar este público como fonte primária de conversão de leads.
- Revisar exaustivamente o destino das campanhas, ou seja, a argumentação comercial do site ou landing page.
- E por fim o passo mais lógico, aumentar o alcance, investindo mais. Este passo deve ser realizado depois dos anteriores.
Conclusão
O CPL, custo por lead, é uma métrica de desempenho relevante e que não pode ficar de fora. É necessário separar leads MQL de SQL. Analisar o funil de vendas na íntegra é fundamental para compreender variações do custo por lead, assim como a conversão final em vendas desses leads.
Conheça o eKyte Data-Driven Marketing. Está preparado para atender estes conceitos.
Leia Também
- O que é performance na gestão de marketing digital
- Diferença entre resultado e métrica no marketing digital
- O que é impressão, clique, visita e tráfego no marketing digital
- O que é funil digital no marketing online e como utilizar
- O que é Data-Driven Marketing, quais as ferramentas e como aplicar
- Métricas mais importantes na performance de marketing digital
- O que significa CPM, CPV, CPC, CPL, CPA, ROAS, ROI
- Fundamentos para alta performance em campanhas de marketing digital
Ferramenta Gratuita para Planejar Campanhas Digitais
Com base no seu orçamento e perfil de negócio, quais mídias e táticas de marketing escolher?
Deixe seu comentário ou sua dúvida