

O plano de campanhas de marketing digital define como criar e veicular publicações para promover tráfego e conversões nas mídias online. A estrutura das campanhas digitais segue um padrão nas principais mídias, e deve ser respeitado no planejamento de campanhas digitais.
A performance no marketing digital é realizada através de plataformas de anúncio, como Google Ads, Facebook Ads, Twitter Ads, Linkedin Ads, além de outras ferramentas, como soluções de e-mail marketing e automação. Então, ao planejar campanhas, é necessário respeitar a estrutura de informações destas plataformas: campanha, grupo de anúncio e publicação. É raro uma estratégia de marketing digital criar apenas uma campanha, normalmente são realizadas várias que se complementam, utilizando uma ou mais mídias.
Então vamos conhecer a estrutura de um plano de campanhas de marketing digital.
Índice
O que é um Plano de Campanhas
É um agrupamento de campanhas que dividem o mesmo orçamento em um período de tempo. O resultado final do plano é uma lista de ações a serem executadas nas fases de produção e performance.
O que é uma Campanha
É um conjunto de ações nas mídias do marketing digital para divulgar e promover negócios. É formada por um ou mais Grupos de Anúncios.
O objetivo principal da campanha é organizar a estratégia. Sua divisão pode ser feita por área de negócio, categoria de produto, mídias, estratégia de comunicação, características do público, objetivos, etc.
Exemplos de divisões de campanhas em um plano:
- B2B ou B2C.
- Material de limpeza, cosméticos e alimentos.
- Facebook, Google, E-mail.
- Anúncio e conteúdo.
- Pessoa física e pessoa jurídica.
- Fortalecer a marca e gerar vendas.
É livre, cabe ao analista de marketing digital aplicar a divisão de campanhas que achar mais válida para organizar o plano.
O que é um Grupo de Anúncios ou Grupo de Publicações
É uma fração da Campanha, ou seja, uma Campanha é formada por um ou mais Grupos de Anúncios. Para cada mídia utilizada e objetivo de marketing, deve ser criado um Grupo de Anúncios.
Sua divisão costuma ser por mídia digital, estratégia de comunicação, objetivo, etc. Mas é livre, conforme o perfil de cada negócio.
Exemplos:
- Facebook, Stories, E-mail, Google Ads Pesquisa.
- Anúncio, conteúdo.
- Fortalecer a marca, promover vendas.
As ferramentas costumam chamar de “Grupo de Anúncio ou Conjunto de Anúncio”, mas o mais seria “Grupo de Publicações”, já que nem todas as publicações são anúncios.
O que é uma Publicação
É qualquer ativo digital que pode ser “publicado” nos canais (mídias) de marketing digital. Suporta diversos formatos, como: vídeo, imagem, texto, áudio, html, etc.
Campanha e grupo de anúncio servem para organizar os planos de campanha, já a publicação é o que o público alvo realmente tem acesso visual ou auditivo.
Exemplos: post no Facebook, artigo no blog, e-mail marketing, landing page, banner do Google Display, etc.
Benefícios das Campanhas
- Alcançar o público.
- Divulgar a marca e produtos.
- Comunicar.
- Promover negócios.
- Captar leads.
Conclusão
As divisões de um plano de campanhas acompanha as principais mídias do mercado de marketing digital. Organizar as Campanhas é fundamental para guiar o processo de criação e performance.
Quer saber como colocar em prática a Gestão do Marketing Digital? Então leia outros conteúdos do Guia e conheça o eKyte.
Para facilitar o seu trabalho, criamos um template do modelo de campanhas que explicaremos a seguir. Baixe agora ou depois que finalizar a leitura, assim ficará mais fácil colocar em prática.
Leia também
- Como fazer a Gestão de Marketing Digital
- Modelo de Plano de Campanhas de Marketing Digital
- Como fazer um Plano de Campanhas de Marketing Digital
- Como Calcular o Orçamento para campanhas de marketing digital
- Como Escolher as Mídias para campanhas de marketing digital
- Diferença entre campanha, projeto e processo no marketing digital
- A origem do Software de Gestão de Marketing Digital eKyte
- Como planejar campanhas de marketing digital
Deixe seu comentário ou sua dúvida