

ROAS no marketing digital é uma sigla para o termo em inglês “Return on advertising spend”, que significa “retorno sobre gasto com anúncios”. Enfim, indica quanto os gastos em mídia patrocinada estão promovendo vendas.
ROI no marketing digital é a sigla para “Retorno sobre investimento”, que considera a relação entre o valor de venda, custo do produto vendido e gastos em marketing: equipe, mídia e ferramentas.
Índice
Como calcular o ROAS: fórmula
ROAS = Receita de vendas / valor gasto em mídia
É opcional transformar em percentual, multiplicando por 100. Sugiro utilizar sem transformar %.
Quanto maior o ROAS, melhor a relação entre o investimento em mídia e o resultado de vendas. Se o ROAS for 10 (ou 100%), significa que para cada R$ 1,00 em mídia há o retorno de R$ 10 em vendas.
Exemplo de ROAS
Veja um exemplo de funil digital real de um e-commerce, e entenda como calcular o ROAS.
Tela do Funil Digital na Plataforma eKyte Data-Driven Marketing
ROAS = R$ 120.006,77 / R$11.046,98 = R$ 10,86
Ou seja, para cada R$ 1 investido em mídia, gera R$ 10,86 em vendas.
Como utilizar e interpretar o ROAS
Quanto maior, melhor. Vamos considerar o ROAS não convertido em percentual.
ROAS = 1 significa que para cada R$ 1 em mídia ocorre R$ 1 em vendas, ou seja, a operação não é lucrativa.
ROAS > 1, por exemplo ROAS igual a 5, significa que para cada R$ 1 em mídia ocorre R$ 5 em vendas, ou seja, a operação pode ser lucrativa.
Cada produto tem uma margem específica, portanto não é possível dizer exatamente o mínimo ROAS esperado, mas normalmente acima de 3 já costuma representar uma operação saudável. Valores em torno de 10 provavelmente são excelentes campanhas. Mas cada caso é diferente, pois a margem de lucro é determinante para indicar o ROAS ideal.
Como calcular o ROI: fórmula
ROI = (receita – custo ) / custo * 100
Por exemplo: R$ 350.000 em vendas com um custo total de R$ 260.000 (incluindo custo de produção, marketing, vendas, etc)
ROI = (350.000 – 260.000) / 260.000 * 100 = 34,61%
Neste caso, há um ROI de 34,61%, o que torna a operação viável.
Se o percentual for positivo significa lucro, negativo prejuízo.
Como utilizar e interpretar o ROI
Quanto maior, melhor. Vamos considerar o ROI convertido em percentual.
ROI < 0%, representa prejuízo.
ROI = 0%, sem lucro ou prejuízo.
ROI > 100%, significa lucro.
O que é melhor, ROAS ou ROI
Calcular o ROI é complexo, já que inclui muitos fatores, como custos do produto vendido. Por isso o ROAS é o indicador mais eficiente e viável no marketing.
Indicamos utilizar o ROAS no marketing digital, e almejar números maiores de que 5. Quando o ROAS está alto, indica a possibilidade de escalar vendas aumentando apenas o investimento em mídia.
Como melhorar o ROAS e ROI
O ROAS e o ROI estão no final do funil de vendas, ou seja, todas a ações nos indicadores anteriores vão elevar estas métricas: CPM, CPC, CPL, CPA.
Tela do Funil Digital na Plataforma eKyte Data-Driven Marketing
Então as ações para aprimorar o ROAS e ROI devem ser no funil digital como um todo.
LEITURAS SUGERIDAS:
O que diz o Google Ads: https://support.google.com/google-ads/answer/6268637?hl=pt-BR
O que diz o Facebook Ads: https://www.facebook.com/business/help/274294333328345?helpref=search&sr=17&query=ROAS
Métricas mais importantes na performance de marketing digital
Fundamentos para alta performance em campanhas de marketing digital
Conclusão
O ROAS é um número “mágico” no marketing digital, fácil de interpretar e de calcular. Já o ROI pode ser complexo, e deve ser utilizado em casos especiais. Por se tratar do último indicador no funil de vendas, para aprimorá-lo é necessário trabalhar em todas as fases anteriores do funil digital.
Conheça o eKyte Data-Driven Marketing: integra os canais de marketing e calcula o ROAS.
Ferramenta Gratuita para Planejar Campanhas Digitais
Com base no seu orçamento e perfil de negócio, quais mídias e táticas de marketing escolher?
Leia Também
- O que é performance na gestão de marketing digital
- Diferença entre resultado e métrica no marketing digital
- O que é impressão, clique, visita e tráfego no marketing digital
- O que é funil digital no marketing online e como utilizar
- O que é Data-Driven Marketing, quais as ferramentas e como aplicar
- Métricas mais importantes na performance de marketing digital
- O que significa CPM, CPV, CPC, CPL, CPA, ROAS, ROI
- Fundamentos para alta performance em campanhas de marketing digital
2 Comentários. Deixe novo
Eu acho que existe um erro na explicação sobre o ROI, já que se por exemplo a receita for 30 e o custo for 20; ((30-20) :20 = 0,5) ; 0,5*100=50% e a receita continua sendo maior que o custo, tendo lucro, mesmo que o percentual seja menor que 100%.
Olá.
Realmente havia um equívoco na interpretação dos resultados. Corrigimos, somos gratos pela sua colaboração!!
Valeu mesmo!