

A conversão no marketing digital é uma ação que o usuário realiza no site ou campanha e que pode ser medida, como clicar em um botão ou preencher um formulário. A taxa de conversão analisa o desempenho de conversão de um formulário, botão (CTA) e até mesmo a relação entre visitantes e aquisições (compra online, solicitação de orçamento, etc).
Índice
Como calcular a taxa de conversão: fórmula
Taxa de conversão = conversões / tráfego * 100
Como utilizar a taxa de conversão
Teoricamente, quanto maior, melhor.
Na prática há muitas distorções e equívocos em sua utilização. É uma métrica que depende de um cenário muito instável, que é o tráfego (audiência), muito variável conforme as campanhas em execução e até mesmo a sazonalidade orgânica. Não é apenas uma variação de volume, mas sim de qualificação e mudança de interesses.
Isto quer dizer que ela não funciona? Sim, ela é frágil e instável, e meu conselho é não utilizá-la.
Saiba mais neste artigo Taxa de conversão: porque ignorar esta métrica e como substituir
O que fazer então? Substitua a taxa de conversão pelo custo por lead (CPL) ou custo de aquisição (CPA). Nestes casos há duas métricas objetivas: quanto investiu e quanto teve de retorno.
Conclusão
A taxa de conversão é muito difundida no marketing digital, mas só funciona em cenários idênticos e estáveis, o que é improvável. Por isso discordo (eu, Alan) da sua eficácia na maioria dos casos. Sugiro utilizar custo por lead ou custo por aquisição (conversão) ao invés da taxa de conversão.
Conheça o eKyte Data-Driven Marketing. Está preparado para atender estes conceitos.
Deixe seu comentário ou sua dúvida