

Um visitante pode chegar a um site, loja online ou blog por diversas fontes de tráfego: orgânico, pago, social, direto, e-mail e referência. A estratégia de marketing digital deve considerar estas origens de visitas, respeitando o que é mais adequado a maturidade do marketing digital da empresa.
Índice
Quais são as principais fontes de tráfego e como aplicar
Tráfego orgânico
Promovida por mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.
Para se destacar no ranking dos buscadores é preciso entender o conceito de SEO (search engine optimization), ou seja, otimização de mecanismos de busca. É uma fonte disputada, e já dominada por líderes digitais na maioria dos negócios. Não pode ser considerada a única fonte de visitas na estratégia digital, principalmente para quem ainda não domina um espaço de destaque nas buscas orgânicas. Por outro lado, é fundamental investir nesta fonte, para apoiar as demais estratégias, visando resultados a médio e longo prazo.
Como aumentar o tráfego orgânico (SEO) em sites, lojas online e blogs
- Criar páginas para os principais produtos comercializados
- Criar landing pages para as ofertas, soluções e principais produtos.
- Blog para criação de conteúdo original e relevante.
- E nestas plataformas alguns cuidados, como: títulos com as palavras chaves nas páginas, performance de navegação, evolução do conteúdo, aplicação das palavras chaves nos títulos, integração e boas práticas do Google Console, e muita persistência e paciência para vencer a concorrência. Escreva o conteúdo para seus clientes, não para o Google.
Há muitas técnicas de SEO, mas este resumo pode resolver 80% do que é necessário.
Tráfego pago
Promovido por meio de campanhas patrocinadas em plataformas de anúncio, como Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads.
O marketing digital profissional necessita de orçamento em mídia para utilizar campanhas pagas. Elas são rápidas, efetivas e dominam as melhores fontes de tráfego. O desafio é equilibrar o retorno do investimento.
Nota: algumas ferramentas analíticas, como o Google Analytics, não conseguem separar de forma automática o tráfego social orgânico e patrocinado. Utilize ferramenta de apoio para esta análise.
Como aumentar o tráfego patrocinado
- Segmentar a audiência.
- Criar anúncios relevantes.
- Escolher as mídias corretas para a estratégia.
- E claro, quanto mais orçamento, mais tráfego.
Exemplos de Mídias Patrocinadas
- Redes de pesquisa, buscadores ou links patrocinados: Google Ads e Bing Ads.
- Redes sociais Ads: Facebook e Instagram Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads.
- Display Ads: Google Ads, Bing Ads, Linkedin Ads, Criteo.
- Display Ads via Mídia Programática (DMP e DSP): Google Marketing Plataform (antigo Google Double Click), MediaMath, X + 1, Dataxu, Navegg (DMP), Tail Target (DMP), Enreach (DMP).
- Vídeo Ads: Google Ads, Serviços de Mídia Programática.
- Comparador de preço, Google Ads Shopping, Buscapé, Zoom.
Leia também: Como Escolher as Mídias para campanhas de marketing digital
Tráfego direto
A princípio é quando alguém digita seu site, ou tem o mesmo anotado nos favoritos. Mas na verdade é um número pouco preciso, pois há diversas situações onde outra fonte de tráfego pode aparecer como “direto”. Por exemplo, alguém vê seu anúncio no celular e depois entra no computador para ver sua página. Além disso há alguns critérios não tão claros de registrar visitantes frequentes como direto, mesmo que tenha vindo por outra fonte.
Alguns motivos para o tráfego ser cosiderado direto: redirecionamento 301 e HTTP para HTTPS. Falhas de rastreamento do Google. Links em arquivos digitais, como PDF. Compartilhamento em redes sociais como messenger e whatsapp. Enfim, há várias causas que acabam distorcendo este número. Na maioria dos casos a maior parte não é direto.
Como aumentar o tráfego direto
- Gerar conteúdos frequentes.
- Usabilidade e navegação.
- E o principal, criar ferramentas digitais que incentivem o uso contínuo.
Além disso, o tráfego direto é uma consequência dos demais, principalmente das campanhas pagas.
Tráfego por referência
É quando o link do seu site está em outro site, e alguém chega na sua página usando este atalho. Por exemplo, guias, revistas digitais e sites e blogs de influenciadores digitais.
Quando as fontes de tráfego por referência tem boa reputação e são relevantes no seu segmento, podem ajudar na estratégia de SEO (orgânico).
É difícil de conquistar um bom link por referência, mas quando acontece costuma funcionar muito bem, pois além de ser gratuito, ajudar no SEO, ainda costuma vir com indicação, como no caso de influenciadores digitais.
Como aumentar o tráfego por referência
- Fazer parcerias e trocas de links com fornecedores, clientes e parceiros.
- Escrever conteúdos relevantes e oferecer para mídias digitais.
- Contratar influenciadores digitais.
- Participar de fóruns de discussão e redes sociais, deixando link ou sua assinatura nos comentários.
Vale investir em influenciadores digitais? Pelo número de profissionais neste mercado, tudo indica que sim. Mas certamente não é qualquer um que trará resultados. É preciso investir e ser persistente, não adianta testar um único post. O profissional precisa de tempo para criar a estratégia para comunicar sua marca e influenciar, sem oferecer e parecer propaganda.
Tráfego social
Promovido pelas redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Pinterest.
É fundamental sempre que possível adicionar link para seu site nas publicações em redes sociais, para incentivar e facilitar o acesso.
Patrocine seus anúncios nas redes sociais, contar apenas com o tráfego orgânico serve para poucas empresas, que tem muito engajamento. Mas pagando é possível conquistar tráfego mesmo sem ser conhecido ou ter 1 seguidor sequer.
Nota: algumas ferramentas analíticas, como o Google Analytics, não consegue separar de forma automática o tráfego social orgânico e patrocinado.
Como aumentar o tráfego social
- Realizar campanhas patrocinadas, certamente a mais rápida e eficaz.
- Criar publicações com conteúdo relevante.
- Engajar nas redes, respondendo seus posts e comentando em de outras empresas.
- Contratar influenciadores digitais para compartilhar e marcar suas publicações.
Tráfego e-mail
Gerado através de campanhas de e-mail marketing.
Funcionam para empresas que já captaram uma lista própria e qualificada de e-mails. Já foi uma das principais estratégias, ainda continua relevante, mas vem perdendo espaço pela menor audiência dos e-mails. É uma estratégia complementar, mas não pode ser central, pois captar listas e conquistar boa audiência nesta mídia é complicado.
A partir de uns 5 mil e-mails qualificados já vale investir nestas campanhas, menos que isso deve-se analisar, pois o custo operacional pode ser maior que o retorno. Vale lembrar que as taxas médias de abertura variam de 5% a 20%, e de cliques de 1% a 3% do total da lista. Ou seja, para 5 mil emails é esperado em torno de umas 150 visitas em um cenário otimista. Agora para empresas que tem listas de 500 mil pessoas, por exemplo, é uma fonte de tráfego fundamental.
Como aumentar o tráfego por e-mail
- Observar o melhor horário de envio para seu público.
- Criar títulos e e-mails profissionais.
- Enviar conteúdos relevantes.
- Personalizar os emails.
- E claro, aumentar a lista de e-mails qualificados.
Comprar lista de e-mail? Fuja disso, é coisa do passado. Vai queimar a sua marca e pode ainda colocar seu domínio em blacklistas, que bloqueiem seus emails corporativos.
Como analisar as fontes de tráfego
O Google Analytics é a ferramenta principalmente, mais confiável e fácil de utilizar. Pode ser utilizada de forma básica ou avançada. Tem algumas limitações, como montar o funil digital, mostrando desde o valor gasto até o retorno em negócios (vendas).
Precisa ser complementada com uma ferramenta de Data-Driven Marketing, como o eKyte Data-Driven, para resumir, complementar e interpretar as informações. Alguns benefícios que o Data-Driven deve agregar ao Google Analytics e ferramentas analíticas similares:
- Unificar as informações de canais.
- Apresentar o funil digital completo.
- Separar tráfego pago de mídias sociais.
- Guiar o processo de otimização.
- Tornar a análise mais simples e conclusiva.
- Enfim, aplicar inteligência para guiar a análise e otimização.
Conclusão
Compreenda como as fontes de tráfego podem colaborar na sua estratégia digital. Tráfego pago é mais rápido e viável para controlar e guiar. As demais origens de visitantes exigem ações específicas, e promovem resultados a médio e longo prazo.
Conheça o eKyte Data-Driven Marketing. Está preparado para atender estes conceitos.
Leia também
- O que é funil digital no marketing online e como utilizar
- Métricas mais importantes na performance de marketing digital
- O que é Data-Driven Marketing, quais as ferramentas e como aplicar
- Fundamentos para alta performance em campanhas de marketing digital
- Como fazer SEO e indexar sites e lojas online no Google na prática
- O que é tráfego direto no marketing digital
1 Comentário. Deixe novo
Excelente artigo. Eu também encontrei esta forma de trazer tráfego ao nosso website que é simples e eficaz: trafegolocal.com