Central de Ajuda eKyte
1 de 1
Índice
Objetivo da Rotina de Controle de Atendimento
Receber e organizar as solicitações dos clientes para a equipe de marketing. É o canal oficial de comunicação com o marketing para demandas fora da pauta. Cada ocorrência gera um ticket no atendimento e pode representar uma solicitação, dúvida, correção, orçamento ou melhoria. Centraliza e organiza o fluxo de atendimento para aprimorar a comunicação e reduzir o tempo de resposta com soluções efetivas.
O processo precisa ser simples, por isto, toda comunicação pode ser feita por e-mail, desde a abertura até a resposta final.
As demandas planejadas por meio de campanhas não passam por esta rotina. Serve para demandas pontuais, como solicitação de manutenção de site, criação de um banner avulso, solicitação de indicadores de desempenho.
Tópicos relacionados
Como utilizar
Sempre que um cliente necessitar uma ação ou informação do marketing, que não esteja na pauta, deve abrir um ticket no atendimento. Desta forma, todos os assuntos ficam registrados e entram fila de atendimento.
O processo precisa ser simples, por isto, a comunicação pode ser feita por e-mail, desde a abertura até a resposta final. Se necessário, o solicitante pode acessar a área do cliente para consultar os tickets.
Todas as interações ficam registradas. Cada comentário feito por um membro da equipe pode ser privado ou visível para os solicitantes.
Se para atender o ticket for necessário envolvimento da equipe de produção de marketing, é possível gerar uma tarefa associada ao ticket de atendimento. O ticket fica aberto aguardando o fluxo da tarefa. Quando a tarefa é concluída ou está na fase final, o responsável pelo ticket recebe notificação para avaliar o resultado e informar o cliente.
Quem são os clientes do marketing digital? No caso de departamento de marketing são gestores e profissionais de outras áreas. Nas agências de marketing, são os contatos nos clientes.
Para abrir tickets não precisa ser usuário do eKyte. Assim que o e-mail é recebido, o remetente é adicionado como usuário convidado, caso ainda não seja usuário eKyte.
O e-mail do ticket é configurado na empresa. Normalmente é “empresa@ekyte.com”.
Utilize esta rotina para:
- Receber demandas de clientes internos ou externos
- Organizar a fila de atendimento
- Interagir com clientes para solicitar ou enviar informações
- Planejar tarefas para atender as demandas
- Colaborar com a equipe para alocar diversos profissionais na solução
- Concluir o atendimento e enviar a resposta final
Como criar tickets de atendimento
O ticket pode ser criado por:
- E-mail: ao enviar um email para o endereço “empresa@ekyte.com” um ticket é aberto.
- Área do cliente: pelo computador ou celular, quando um usuário convidado acessa o eKyte, tem acesso a esta rotina.
- Na própria rotina: para uso exclusivo de usuários da equipe, no próprio controle de atendimento é possível adicionar novos tickets. Lembrando que usuários da equipe também podem enviar e-email para abrir os tickets.
Qualquer um desses métodos acima também serve para interagir com um ticket.
Como acessar
Clique na opção “Atendimento” no menu superior ou clique no gráfico de “Tickets Comigo” da tela inicial.
Atalho: https://app.ekyte.com/#/tickets
Quem pode acessar
Administrador, editor.
Ações permitidas
Adicionar, editar, comentar, resolver, pausar (aguardando), cancelar e unificar.
Pré-requisitos
Como funciona – Adicionar
Conforme explicado anteriormente, há várias formas de abrir ou interagir com tickets de atendimento. A seguir, abertura via rotina de Controle de Atendimento. Mais comum é abertura por e-mail, até mesmo pela própria equipe de marketing.
Pelo Controle de Atendimento
Assunto
Descrever de forma resumida o que deve ser realizado.
Workspace
Selecione uma Workspace para o ticket.
Situação
Na abertura de tickets o mais comum é situação “Em atendimento”. As opções são:
- Em atendimento
- Aguardando retorno
- Resolvido
- Cancelado
Quando o ticket está em “Aguardando retorno” ou “Resolvido” e o solicitante faz uma interação por e-mail ou na área do cliente, a situação é alterada automaticamente para “Em atendimento”. O responsável pelo ticket na equipe de marketing é notificado.
Prioridade
A prioridade influencia na ordenação dos tickets e também facilita a visualização das demandas mais importantes, marcando nas respectivas cores:
- Urgente: vermelho
- Muito alta: amarelo
- Média: verde
- Baixa: azul
- Não priorizada: cinza
Dentro destas classificações, ainda é possível definir uma escala de 5 em 5: por exemplo, urgente de 80 a 100 (80, 85, 90, 95, 100). Uma tarefa urgente pode ser mais relevante que outras com mesma prioridade.
Tipo de ocorrência
Classifica o ticket para auxiliar na priorização e estatísticas de atendimento.
- Solicitação
- Dúvida
- Correção
- Orçamento
- Melhoria
Solicitante
É a pessoa que gerou a demanda. Pode ser um usuário com qualquer perfil, inclusive convidado (não pertence a equipe).
Analista (responsável)
É o responsável principal pelo atendimento. Se não for informado, um analista padrão é alocado automaticamente, conforme a rotina profissionais e equipes, coluna “Atendimento”.
Previsto para
Informar um prazo de previsão de entrega, ao qual o solicitante terá acesso para consultar.
Descrição
Explique o que deve ser realizado. Este campo permite colar imagens, formatar textos, adicionar anexos.
Adicionar um arquivo (anexos)
Além dos arquivos colados diretamente no texto, ainda é possível adicionar outros anexos para guiar a execução do atendimento.
Tags
Permite associar uma ou mais tags ao ticket. Tags são apresentadas na lista e disponibilizadas para filtros. Tags podem ou não possuir uma cor de identificação. Para editar uma tag, utilize o ícone de editar (lápis) na lista de tags. Podem ser informadas tanto na criação, quanto na edição de tickets. Tags são compartilhadas entre tickets e tarefas.
Por E-mail
É simples, basta enviar um email, com ou sem anexos. Os anexos serão automaticamente inseridos no novo ticket.
Assunto
Será o assunto do e-mail.
Workspace
Quando o usuário abrir o primeiro ticket e o analista informar a Workspace, esta informação é armazenada no perfil do usuário. Então os próximos tickets serão atribuídos automaticamente para a Workspace padrão. Na edição do ticket, acima do campo solicitante, tem um atalho para alterar o perfil e permite modificar esta informação padrão.
Outras formas de atribuir uma workspace padrão são:
- enviar no título da tarefa #nome-da-workspace (hashtag + nome da workspace). Isto é mais utilizado quando usuários da equipe enviam e-mail para abertura de tickets
- enviar no corpo do e-mail o ID ou nome da workspace conforme exemplos: [workspace:1234] ou [workspace:ekyte]
Analista
Será atribuído conforme parametrizado em Equipes e Profissionais, na coluna Atendimento.
Uma forma de atribuir o responsável pelo ticket é enviando no corpo do e-mail a tag: [analista:email-do-analista]. Caso e-mail enviado não possua acesso a empresa, o mesmo é ignorado e atribuído conforme Equipes e Profissionais.
Exemplo: [analista:fulano@ekyte.com]
Situação
Assumirá a informação padrão “Em atendimento”.
Prioridade
Assumirá a informação padrão “Não priorizado”.
Uma forma de atribuir prioridade ao ticket é enviando no corpo do e-mail a tag: [prioridade:valor]. O valor pode variar entre 0 e 100 onde:
- 1 a 25: baixa
- 26 a 50: média
- 51 a 75: alta
- acima de 76: urgente
Tipo de ocorrência
Assume a informação padrão “Solicitação”
Uma forma de atribuir o tipo de ocorrência é enviando no corpo do e-mail a tag: [tipo:valor].
As opções possíveis são:
- 1: Solicitação
- 2: Dúvida
- 3: Correção
- 4: Orçamento
- 5: Melhoria
Exemplos: [tipo:3] ou [tipo:correção]
Solicitante
É o remetente do e-mail.
Qual é o e-mail para abertura de tickets?
Cada empresa terá seu e-mail. O e-mail do ticket é configurado na empresa e normalmente é “sua empresa@ekyte.com”. Recomendamos criar no servidor um e-mail “atendimento@seudominio…” e encaminhar para o e-mail eKyte. Assim, os clientes internos ou externos utilizam este e-mail que interage com o eKyte para comunicação.
Veja exemplo de um ticket aberto por e-mail com anexo. O eKyte captura uma cópia completa do corpo do e-mail e o assunto vira o título.
Pela Área do Cliente
Além do e-mail, o convidado pode visualizar e abrir tickets pela Área do Cliente. É uma interface simples, responsiva (adequada para dispositivos móveis), mas que requer um usuário (que é o e-mail) e senha de acesso. Por isso, é mais cômodo para os clientes utilizarem a abertura e comunicação apenas por e-mail.
Saiba mais em Rotina Colaboração e Aprovação.
Como funciona – Editar e Colaborar
ABA - Informações
ABA – Informações
Visualizar a descrição da abertura do ticket e adicionar. Quando necessário, criar análise para equipe de marketing digital realizar determinada ação. Estão descritos na “ABA – Ações”, os campos exibidos no topo desta rotina (“solicitante” até “Previsto para”).
O que foi solicitado
Texto da abertura do ticket. Se aberto por e-mail, é o texto completo da mensagem (inclusive com anexos).
O que deve ser feito
Depois de analisar o ticket, o analista de atendimento deve utilizar esta área para descrever o que deve ser feito. Este texto será aplicado na abertura da tarefa. Vale lembrar que nem todo ticket precisa passar por uma tarefa. Exemplo: No caso de dúvida, basta responder o ticket e resolve-lo.
ABA - Ações
ABA Ações
Permite colaborar com o cliente e membros da equipe, além de alterar o responsável e acompanhar o fluxo de atendimento.
ID
Numeração Automática.
Workspace
Informe uma Workspace para a tarefa.
Caso o solicitante já tenha aberto outro ticket, sua workspace padrão estará registrada e será sugerida. Utilize a opção “Atualizar perfil” que fica acima do campo “Solicitante” para alterar esta informação padrão.
Situação
Ver explicação em “Como funciona – Adicionar”.
Para alterar a situação, utilize o último bloco desta aba. Selecione a situação e clique na flecha azul (->) para efetivar. Adicionar um comentário é opcional.
Solicitante
É a pessoa que gerou a demanda. Pode ser um usuário com qualquer perfil, inclusive convidado (não pertence a equipe).
Utilize o atalho “Atualizar perfil” para alterar o nome e informar a workspace padrão.
Tipo de ocorrência
Ver explicação em “Como funciona – Adicionar”.
Usuários em cópia
Adicione mais pessoas para participar da troca de mensagens. Se o e-mail tiver pessoas copiadas, automaticamente vão aparecer aqui.
Analista (responsável)
É o responsável principal pelo ticket, que pode acompanhar o chamado até a sua conclusão, participando ou não diretamente da avaliação do problema e execução da solução.
Qual analista é sugerido quando um ticket é aberto? É a pessoa informada na coluna “atendimento” da Rotina Equipe e Profissionais.
Inicialmente entende-se que o analista é também quem fará a triagem e análise do ticket, por isso é alocado automaticamente nestas duas etapas iniciais do fluxo.
Durante a triagem, o analista responsável pode identificar que outro profissional conhece o assunto e deve analisar o ticket. Ele tem a opção de continuar como analista responsável e só alocar outra pessoa na etapa análise, ou então, mudar o analista responsável para outra pessoa.
Quando o analista é alterado, se o mesmo estiver alocado no fluxo em triagem e análise, a nova pessoa informada assumirá a responsabilidade por estas duas etapas. Caso a triagem ou análise tenha outra pessoa diferente do analista, não haverá sugestão automática.
É possível filtrar chamados pelo “analista responsável”, ou pelo “executor atual” do ticket. Assim, mesmo que o analista responsável não esteja alocado no ticket na etapa atual, conseguirá ver os atendimentos sob sua responsabilidade.
Previsto para
Ao informar uma data de previsão de entrega, o campo “descrição” recebe um texto automaticamente e a opção “Exibir para solicitante” é mercado. O objetivo é incentivar a comunicação com o solicitante. Mas não é obrigatório o envio, basta ignorar o botão “Enviar ” ->.
Etapa
Este fluxo de trabalho é fixo, não pode ser alterado. Para mudar a etapa clique sobre a próxima desejada. Para alterar o responsável clique no “ícone lápis”. O fluxo funciona da seguinte forma:
Como os responsáveis são alocados automaticamente? A partir das pessoas informadas na rotina de profissionais e equipes. Triagem e análise é a pessoa informada para “atendimento”. Planejar, produção e entrega, a pessoa responsável para “planejamento”. Primeiro considera a workspace, caso esteja sem alguém informado será utilizada a pessoa registrada na empresa.
- Triagem: os tickets novos iniciam nesta etapa. Assim que um comentário é feito ou uma informação é editada, a etapa muda automaticamente para análise. A ideia é que esta etapa tenha apenas o que é novo. Esta lógica contribui para que o atendimento evite deixar tickets novos sem a primeira análise.
- Análise: é o momento de entender a solicitação. Se necessário solicitar mais informações. Caso seja resolvido, pode encerrar. Se necessitar de uma ação da equipe, como criação ou manutenção de um site, deve-se planejar uma tarefa.
- Planejar: feita análise e identificado que necessita de uma ação, ou seja, de uma tarefa, mover para esta etapa para planejar a tarefa. O responsável pelo planejamento, como o coordenador da equipe ou gestor de demandas, deve avaliar e criar a tarefa.
- Produção: assim que uma tarefa for criada, o ticket é alterado automaticamente para esta etapa. Para tickets que não tem tarefa, não é necessário passar nesta etapa. Deve ficar nesta etapa até que a tarefa seja realizada.
- Entrega: a tarefa foi para homologação externa ou foi concluída, o ticket é alterado automaticamente para esta fase. O responsável do ticket pela entrega deve conferir o que foi realizado, e enviar uma resposta ao solicitante (cliente) informando da conclusão.
- Concluir ticket: ação para marcar o ticket como resolvido, e finaliza o atendimento.
Tarefa
Permite criar uma tarefa associada ao ticket. Se estiver criada exibe a tarefa, sua situação e executor corrente.
Situação
Em atendimento | Aguardando retorno | Resolvido | Cancelado
Opção para alterar a situação. Basta marcar e clicar na flecha azul (->). É possível adicionar um texto para criar um comentário interno ou externo.
Aguardando retorno: é uma forma de pausar o atendimento enquanto aguarda algum retorno do cliente. Quando o solicitante responde o ticket, automaticamente a situação é alterada para “Em atendimento” e volta para a atenção do responsável.
Projeto
Após abrir um ticket de atendimento, é possível informar de qual projeto é o ticket respectivo, de forma fácil e intuitiva.
Exibir para solicitante
Marcar esta opção para que o comentário seja enviado para o solicitante. Se não estiver marcado, além de não enviar mensagem, fica invisível para consulta. Neste caso, o cliente pode acessar a área do cliente e consultar o ticket, mas não verá os comentários que não foram marcados.
Ao confirmar (botão flecha azul ->), abre nova janela para confirmar o preview do e-mail que será enviado. O objetivo é aumentar a segurança no envio das informações e evitar disparos por engano.
Comentários marcados são exibidos com o nome de quem recebeu na parte inferior.
Anexar arquivos
Anexos podem ser colados no texto ou adicionados nesta opção.
Comentário
O comentário pode ser interno ou enviado para o cliente, quando a opção “Exibir para solicitante” estiver marcada.
ABA - Histórico
ABA Histórico
Lista toda as atividades do ticket. Apenas para consulta.
Como funciona – Navegação e Ações
Ação - editar vários tickets
Ao selecionar um ou mais tickets, será possível editar informações dos tickets selecionados ao mesmo tempo.
Ao clicar em editar abre a tela para informar as alterações:
Somente os campos que tiverem valor informado serão alterados.
Como funciona – Unificar
Ao selecionar dois ou mais tickets é disponibilizada a opção de Unificar Tickets. Através desta opção, é possível tratar tickets duplicados.
Ao acessar a opção de unificar é necessário definir qual ticket é mantido. Este é mantido em aberto e todos os demais são concluídos.
Ticket concluídos recebem um comentário e um link indicando que foram encerrados e unificados ao ticket selecionado.
Algumas validações se aplicam ao unificar tickets:
- todos selecionados devem estar em aberto.
- não podem possuir tarefas em aberto.
- devem pertencer ao mesmo Workspace.
FAQ – Perguntas e Respostas Frequentes
