Central de Ajuda eKyte
1 de 1
Índice
Objetivo da Rotina de Planejamento de Campanhas (PCD100)
Criar e atualizar os planos de campanhas de marketing digital: objetivos, briefing, campanhas, grupos de anúncio, públicos e publicações. Com a ajuda de algoritmos inteligentes, o analista distribui o orçamento para os públicos nos canais de marketing utilizados.
Depois que o plano está pronto e aprovado, o passo seguinte é transformar o plano em tarefas para a fase de produção, o que pode ser feito com um clique na Rotina Planejar Tarefas para Produção.
Tópicos relacionados
- O que é Plano de Campanhas, Grupo de Anúncio e Publicação
- Como fazer um Plano de Campanhas de marketing digital
- O que são Táticas de Marketing Digital e como aplicar em campanhas
Como utilizar
Há algumas formas de criar um plano de campanhas:
- Do zero, adicionando um novo plano.
- A partir de um modelo eKyte ou próprio.
- Duplicar uma campanha.
Ao trabalhar com campanhas recorrentes, mensais por exemplo, recomendamos não alterar radicalmente a estratégia de um período para o outro. É importante manter os acertos e evoluir o que não gerou resultados de forma gradativa, caso contrário não será possível entender a evolução (melhora ou piora) das campanhas. Por isto o recurso “duplicar” campanhas é o mais utilizado, principalmente com o avanço da maturidade digital da empresa.
Esta ferramenta é um guia para o analista. Utiliza estrutura equivalente das principais mídias de alcance do mercado, como “Google Ads”, “Facebook Ads” e “Linkedin Ads”. É flexível para suportar plano as mídias digitais, inclusive em um mesmo plano.
Como acessar
Clique na opção “Campanhas” no menu superior ou clique no gráfico de campanhas da tela inicial.
Atalho: https://app.ekyte.com/#/plannings
Quem pode acessar
Administrador, editor
Ações permitidas
Adicionar, editar e excluir.
Pré-requisitos
Realizar os cadastros:
Como funciona – Adicionar plano de campanhas
Adicionar Planejamento
Adicionar um novo plano de campanhas ou novo modelo de plano.
Em Branco
É a opção inicial, em que toda a estrutura do plano precisa ser informada. Para acelerar o processo é possível utilizar um modelo ou então duplicar uma campanha já existente.
Para seguir com a opção de criar “Em branco” basta preencher os demais campos e clicar em “Criar”.
Usar Modelo
Esta opção permite criar uma campanha a partir de um modelo. Há modelos criados pela equipe eKyte, mas cada equipe pode criar os próprios modelos de campanha.
Qualquer plano já criado por ser salvo como um modelo.
Veja os tópicos:
Workspace
Em qual workspace o plano será criado.
Tipo
É um Planejamento Real ou Modelo. Defina o que deseja criar. Lembrando que um plano pode ser salvo como modelo e um modelo pode ser usado para criar um plano, conforme explicado acima. O resto do processo de criação é igual para plano ou modelo.
Nome
Sugerimos adicionar ao nome referências ao período em questão, pois ajuda na localização e compreensão do plano.
Por exemplo: “Maio 2018 – Campanha Padrão”; “Abril 2019 – Lançamento Produto”
O eKyte sugere automaticamente como nome workspace + próximo mês + ano, mas é livre para ser alterado.
Início e Término
Define a veiculação das campanhas. As campanhas criadas no plano recebem esta data como padrão, mas podem ser alteradas.
Informações - Identificação
O plano é separado em alguns grupos de informação, conforme pode ser visto nesta imagem. Observe a barra de navegação: identificação, briefing, campanhas, orçamento, outras ações, calendário e visão geral.
Preencha cada etapa e clique no botão “Avançar” (canto inferior direito) para ir para a próxima etapa.
ID
Numeração automática da campanha.
Nome do planejamento
Preenchido na etapa anterior, mas pode ser ajustado a qualquer momento.
Orçamento aprovado
Qual o limite de verba para este planejamento.
Analista responsável
Sugere o usuário logado, mas pode ser alterado. O analista é o responsável por criar e defender o plano. Deve ser um usuário administrador ou convidado, ou seja, membro da equipe.
Planejador
O eKyte sugere automaticamente o planejador informado na Rotina Equipes e Profissionais, seguindo a lógica de sugerir primeiro da workspace (se informado), caso contrário, da empresa. Deve ser membro da equipe. Quando a situação do plano for alterada para “Planejar tarefas”, o planejador será notificado no ekyte e por e-mail (conforme configurações). Também passa a enxergar o plano na tela inicial do eKyte (Visão Geral), assim saberá que o plano está pronto para Planejar Tarefas.
Em equipes menores ou sem a figura de um planejador (coordenador), o próprio analista pode executar esta função.
Homologadores
Informar os homologadores de fora da equipe, ou seja, cliente interno (departamento de marketing) ou cliente externo (agência de marketing). Caso o usuário ainda não esteja cadastrado, basta escrever o e-mail e o ekyte sugere logo abaixo a opção para adicionar ou então utilizar o botão “+” ao lado do campo.
Veiculação
Período do plano já informado na criação. Pode ser alterado.
Etapa
- Análise: plano está sendo elaborado, ainda não está pronto.
- Planejar tarefas: plano está pronto para ser planejado e iniciar a produção. É hora de utilizar a Rotina de Planejar Tarefas para Produção.
- Em execução: já foi planejado e está em produção, podendo ter suas campanhas publicadas parcialmente ou na íntegra. Ao planejar as tarefas, o plano passa automaticamente para esta etapa. Quando uma nova publicação é criada em um plano em execução, a situação é alterada para “Planejar tarefas” para que planejador saiba que ainda existem tarefas para serem criadas. Então é necessário utilizar novamente a Rotina Planejar Tarefas.
Situação
- Ativa: está valendo, em qualquer etapa.
- Pausado: aguardando algum retorno ou decisão para voltar a atividade.
- Cancelado: por algum motivo foi abortado.
- Concluído: acabou sua execução, ou seja, já passou pela análise, planejar tarefas e execução. Para chegar nesta situação precisa de alteração manual.
Modelo
Sim ou não. Quando for não, indica que é um planejamento real.
Ao lado há uma opção para salvar o plano como modelo. Uma cópia será realizada para criar o modelo, não afetando o plano.
Botão Avançar
Inicia o preenchimento das informações da Aba Briefing.
Informações - Briefing
Definir o direcionamento estratégico e criativo das campanhas. A equipe de criação tem acesso a estas informações durante a fase de produção. O cliente também pode visualizar na apresentação do plano, caso o analista deseje, pois é possível filtrar.
Nota: a tela abaixo está cortada, há mais campos que estão detalhados a seguir.
Orientação do cliente
Quais as orientações e premissas para esse planejamento? Transcreva o briefing do cliente.
Complemento do analista
O que mais deve ser levado em consideração? Organize as orientações do cliente e complemente a estratégia.
Objetivo
Quais os macro objetivos as campanhas devem atingir? Por exemplo, “Aumentar o ticket médio”, “Fortalecer a presença nas capitais”, “Aumentar a conversão”.
Público-alvo
Faça um resumo do público- alvo que será impactado. Os públicos detalhados são informados mais adiante ao criar campanhas e grupos de anúncio do plano.
Estratégia de comunicação
Qual será a estratégia de abordagem comercial? Quais os principais benefícios oferecidos? Qual será o tom de voz? Espaço para descrever como conquistar a atenção e interesse do consumidor.
Inspirações
Informe concorrentes ou outras empresas que podem inspirar a estratégia e processo de criação das campanhas ou até mesmo campanhas anteriores e conceitos da marca que devem ser reforçados.
Botão Avançar
Finaliza esta etapa e inicia a definição das campanhas.
Informações - Campanhas
Informar as campanhas, grupos de anúncio e as publicações. O plano de campanhas é um coleção de campanhas, que tem um objetivo em comum, ou então, objetivos diferentes que dividem um orçamento.
Dúvidas sobre esta estrutura? Leia o conceito O que é Plano de Campanhas, Grupo de Anúncio e Publicação
Há duas visões para as campanhas: lista ou fluxo (gráfica). Abaixo explicaremos os campos mostrando a “visão lista”. A visão fluxo é um formato gráfico, lançado em “janeiro de 2020”. Saiba mais neste tópico.
A diferença é que na opção lista as informações são exibidas em tabela, já na visão fluxo as informações são exibidas de forma gráfica, e o funcionamento é no modelo “arrastar e soltar (drag and drop)”.
Como selecionar a visão:
O primeiro passo é adicionar uma campanha. A campanha tem por objetivo organizar a estratégia, agrupando as táticas de marketing digital.
A tela para adicionar campanhas será aberta. Veja as informações abaixo.
Campanha (id)
É uma numeração automática com os ids “plano.campanha” concatenados, no exemplo acima é 1.1
Nome
Utilizar nomenclatura que ajude a entender como as campanhas estão agrupadas. Por exemplo: Por mídias, por táticas, soluções, por perfil do cliente, etc.
Data inicial e final
Período de veiculação da campanha. O valor inicial é o período da campanha. Esta informação é sugerida em cada publicação.
Descrição
Complementar com informações que podem ajudar no processo de produção das campanhas. Através do briefing da publicação a equipe tem acesso a estas informações em cada publicação que trabalhar.
Botão Avançar
Inicia o cadastro do primeiro grupo de anúncio da campanha.
Informações - Campanhas - Grupo de Anúncio
Adicionar um ou mais grupos de anúncios. Define o objetivo de marketing, canais e públicos. Uma campanha pode ter um ou mais grupos de anúncios e um grupo de anúncio pode ter uma ou mais publicações.
Dúvidas sobre esta estrutura? Leia o conceito O que é Plano de Campanhas, Grupo de Anúncio e Publicação
Grupo de anúncio (id)
É uma numeração automática com os ids “plano.campanha.grupo” concatenados, no exemplo acima é 1.1.1
Nome
O nome normalmente remete ao canal de marketing ou tática utilizada, mas é livre.
Exemplos:
- Facebook Ads Feed
- Facebook Ads Stories
- Google Ads Display
- Marketing de conteúdo
- Automação de marketing
Cobertura público
Qual é o percentual dos públicos que deseja alcançar? Alcance baixo gera pouco engajamento, por outro lado, alcance alto se torna caro, repetitivo e até mesmo inviável. É importante ter um equilíbrio.
Esta informação é usada no cálculo do orçamento sugerido.
A cobertura padrão sugerida no eKyte é de 25%*, mas pode ser alterado na “Aba Orçamento”. * Padrão 25% de cobertura: baseado em estatísticas e cálculos técnicos realizados pelos especialistas eKyte.
Se este campo não for preenchido, o grupo de anúncio segue a cobertura padrão do plano. Então, só informe se tiver algum motivo para diferenciar a cobertura do grupo da do plano.
Exemplos em pode ser necessário alterar esta cobertura:
- Campanha de Branding utilizando um público amplo. Neste caso é indicado 5% a 10% de cobertura.
- Campanha de conversão para um público muito qualificado de remarketing: aumentar para 35% a 50% de cobertura.
Estratégia de comunicação
É um anúncio (propaganda) ou conteúdo (informação)? Esta informação ajuda a organizar a estratégia do plano e é utilizada no calculo do orçamento.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Estratégia de Comunicação no marketing digital
Etapa da jornada de compra
Qual etapa da jornada de compra que o grupo de anúncio vai priorizar.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Jornada de Compra do Cliente no marketing digital
Objetivo de marketing
Qual resultado é esperado? Guia as mídias de alcance para encontrar as pessoas certas e a equipe de criação para utilizar conceitos compatíveis com o objetivo. Segue o padrão das principais mídias como Facebook Ads e Google Ads.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Objetivo de Marketing Digital
Canais de marketing – Alcançar
Qual é a mídia é responsável por alcançar o público-alvo? Preferencialmente tratam-se de canais patrocinados. É apresentada a lista dos canais de marketing cadastrados para a workspace do plano e também das compartilhadas.
Exemplo de canais de alcance:
- Facebook Ads
- Google Ads Rede de Pesquisa
- Google Ads Rede de Display
- E-mail marketing (um dos poucos exemplos de mídias de alcance não patrocinadas).
Ao selecionar o canal, primeiro aparecem as mídias patrocinadas, como Facebook Ads e Google Ads ou e-mail marketing.
Dica: utilize a página do Facebook ou Instagram caso seja uma publicação orgânica, caso contrário, utilize o Facebook Ads.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Canal de Alcance, Atração, Encantamento e Conversão
Canais de marketing – Converter
É o canal destino da publicação. Contém as informações para encantar e conduzir o visitante para a conversão. Normalmente é uma plataforma como site, blog ou loja online. Pode ser também o próprio Facebook Ads em campanha com o objetivo de “Geração de Cadastro”, por exemplo.
Campanhas sem destino não são recomendadas, por exemplo, e-mail marketing sem link para o site. De qualquer forma, se for o caso, deixe esta informação em branco.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Canal de Alcance, Atração, Encantamento e Conversão
Dispositivo
Em quais dispositivos o anúncio deve ser veiculado:
- Desktop: computador
- Mobile: celular e tablet
- Todos
Posicionamento
Lista os posicionamentos da mídia de alcance selecionada e marca automaticamente as mais relevantes. O posicionamento da mídia indica qual a área onde o anúncio será veiculado.
Exemplo de posicionamentos do Facebook Ads:
- Coluna da direita
- Story Ads
- Feed (linha de tempo)
- Instant Article
- Marketplace
- Vídeos in-stream
- Vídeos sugeridos
Por que esta informação é relevante no planejamento? Primeiro porque é no plano que se define a estratégia mais relevante para alcance dos resultados. Em segundo, porque esta informação impacta o processo de criação, pois determina as especificações técnicas dos criativos. Por exemplo, se a campanha é no Stories ou no Feed do Instagram, a equipe de criação precisa saber para criar adaptar para os respectivos formatos.
A Rotina Briefing da Publicação apresenta as informações relevantes da publicação no processo de criação, inclusive os posicionamentos selecionados. Exibe o plano, campanha, grupo, publicação e detalha as características técnicas dos posicionamentos. Esta rotina pode ser acessada pela Tarefa da publicação e também na publicação no plano de campanhas. Veja um exemplo abaixo:
Nota: a tela abaixo está cortada. Depois do grupo de anúncio ainda lista as orientações da campanha e do plano de campanhas. Conheça a Rotina Briefing da Publicação.
Informações - Campanhas - Publicação
A publicação representa um anúncio, conteúdo, landing page ou qualquer outro artefato que será visualizado pelo público. É a “peça digital” pelo qual o usuário final enxerga e interage. É nesta etapa que define-se o que será veiculado aos clientes. Pode ser novo ou já criado e usado anteriormente.
Dúvidas sobre esta estrutura? Leia o conceito O que é Plano de Campanhas, Grupo de Anúncio e Publicação
Neste etapa do planejamento, o analista de marketing digital define o que será feito e faz uma breve orientação para o processo criativo. Os detalhes são definidos no decorrer do processo de produção, pela equipe de criação.
Por exemplo, para um anúncio no Facebook Ads de produtos em destaque, não é necessário neste momento descrever quais são os produtos. Aliás, é provável que nem foram definidos ainda pelo cliente. Na fase de produção esta informação será solicitada ao cliente para criação do anúncio.
Cada publicação nova terá uma única tarefa para controlar sua criação, publicação e performance. As tarefas são criadas automaticamente na rotina de “Planejar Tarefas para Produção“, que é utilizada após conclusão do plano.
Lembre-se, estamos ainda na estratégia, na etapa de análise. O que for descrito aqui servirá como Briefing e Análise para a fase de produção, em que a primeira etapa para tarefas de publicações é o conceito.
A rotina para adição de publicações é aberta ao salvar o grupo de anúncio e pode ser executado novamente a qualquer momento, utilizando o botão adicionar ou editar publicação na lista de publicações.
Publicação (id)
É uma numeração automática com os ids “plano.campanha.grupo.publicação” concatenados, no exemplo acima é 1.1.1.1
Publicação (id ativo)
É uma numeração automática, só que única para a publicação, que nunca mudará. Serve para relacionar a tarefa com a publicação.
Publicação será
- Nova: a publicação não existe e será criada nesta campanha.
- Já existe: utilizar uma ou mais publicações que já estão prontas e foram publicadas no canal de marketing.
De acordo com a opção escolhida, as próximas informações solicitadas são diferentes. A explicação a seguir considera a escolha da opção “Nova publicação”. Em seguida, será explicado o funcionamento da opção “Publicação Já existe”.
Todas as personas selecionadas
O mais comum é não informar este campo, que indica que a publicação serve para todas personas e públicos.
É opcional. A persona está associada a um ou mais públicos. No momento da publicação o analista de marketing digital ou performance acessa esta informação para avaliar se a publicação tem restrições para alguma segmentação.
Exemplo: um grupo de anúncio tem dois públicos, “Jovens” e “Idosos” e foram criados dois anúncios diferentes, um para cada persona. O analista vai utilizar cada publicação para seu respectivo grupo de anúncio. Sem esta informação, as duas publicações são utilizadas nos dois grupos de anúncio.
Dúvidas? Veja:
Ativa
O padrão é “Sim”, ou seja, “Ativa”.
Caso a publicação não esteja ativa, ela não será planejada e não terá tarefa para a fase de produção.
É utilizada principalmente quando uma campanha é duplicada e numa determinada versão esta publicação não é utilizada, mas deve ficar no plano para as versões futuras. Também pode ser usada em caso de dúvidas sobre continuidade da publicação, neste caso até que se decida, fica desativada.
Título
Sugere uma nomenclatura sequencial, mas é indicado alterar para algo mais ilustrativo. Crie o próprio padrão de nomenclatura e incentive a equipe a segui-lo. O título da tarefa na fase de produção receberá esta informação.
Por exemplo, para anúncios: “Facebook Anúncio Líder Mundial”, “FB Carrossel Novidades Maio 2019″. No caso de um artigo usar o tema,”Como melhorar a performance nas campanhas”.
Situação
Indica se a publicação já passou pelo planejamento, ou seja, se tem tarefa e está no processo de produção.
- Não planejado
- Planejado
A Rotina Planejar Tarefas para Produção altera esta informação automaticamente. Se por algum motivo desistir de levar adiante uma publicação do plano, nesta rotina o planejador tem a opção de marcar como planejado, sem gerar a tarefa.
Veiculação
Informar as datas e horários iniciais e finais de veiculação. Se a publicação não tem uma data de fim definida, basta marcar o respectivo parâmetro “Sem data de término” e a data e horário finais não precisam ser informados.
A data de início será utilizado para criar a data de entrega da tarefa, ao planejar as tarefas da campanha.
Canal de publicação
A publicação será publicada em qual canal? É possível selecionar o canal de alcance (padrão) ou de conversão informados no grupo de anúncio.
Exemplo, em uma campanha de marketing de conteúdo, a mídia de alcance é o Facebook Ads e a mídia de conversão é o Blog. Neste caso há dois cenários possíveis:
- Criar duas publicações: Post do Facebook e Artigo do Blog. Serão duas tarefas, uma para mídia Facebook e outra Blog.
- Criar uma publicação: Post do Facebook. No processo de criação terá uma única tarefa para mídia Facebook. A equipe entende pelas descrições que se tratam de duas peças (post fb e post blog). O módulo de tarefas permite adicionar várias publicações em uma tarefa. Esta segunda forma é mais prática.
É apenas um exemplo. A rotina de planejamento é flexível, descubra a melhor forma de estruturar as campanhas para acompanhar a estratégia e processo de produção.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Canal de Alcance, Atração, Encantamento e Conversão
Formato
Definir o formato: vídeo, imagem, carrossel, texto, etc. O eKyte segue o padrão das principais mídias e sugere os formatos compatíveis com o canal da publicação.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Formato de Publicação e Layout
Layout
Definir o layout do formato escolhido anteriormente, ou seja, o tamanho e demais especificações da imagem. Sugere os modelos compatíveis com o formato e canal (mídia) selecionados.
Esta informação estará disponível no Briefing da Publicação para a equipe de criação.
É opcional, mas informar vai ajudar a entender no futuro o que funciona melhor para suas campanhas e estabelecer uma comunicação objetiva entre o analista de marketing e designer.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Formato de Publicação e Layout
Canal de conversão
Ao clicar na publicação, qual será o destino? Sugere o canal de conversão do grupo de anúncio, mas pode ser alterado.
Ao criar uma publicação para o próprio canal de conversão, repetir ou deixar esta informação em branco. Exemplo: Na publicação para criar um artigo do blog, não há outro destino. Caso tenha links, pode ser o site ou landing page.
Dúvidas? Veja o conceito O que é Canal de Alcance, Atração, Encantamento e Conversão
URL de conversão
Informar a URL destino do canal de conversão ou apenas uma descrição livre. Por exemplo: https://www.ekyte.com/guide/pt-br/ ou “Página inicial do Guia”.
A equipe de criação utiliza esta informação para criar o anúncio.
Descrição (segunda aba)
Briefing para o processo de criação. Descrever conceitos visuais, verbais, referências, etc. Esta informação é transferida para descrição da tarefa.
Fluxo de Criação e Divulgação (terceira aba)
Por padrão estas informações não precisam ser alteradas, pois estão pré-configuradas para o fluxo normal. A própria equipe produz, publica na mídia e cria as campanhas (divulgação). Esta combinação determina o tipo de tarefa para a Rotina Planejar Tarefas para Produção.
Quem vai criar
- Nossa equipe: a tarefa segue o fluxo padrão de produção com as etapas conceito, redação, design, etc.
- Já está pronto: foi criado anteriormente e agora basta publicar.
- Equipe externa: é feito por terceiros.
Quem vai publicar
- Nossa equipe: a tarefa segue o fluxo padrão de produção com etapa de publicação.
- Equipe externa: é publicado por terceiros que tem acesso ao canal.
Quem vai divulgar
- Nossa equipe: a tarefa segue o fluxo padrão de produção com etapa de divulgação.
- Apenas orgânico: não é patrocinado, portanto não há etapa de divulgação.
Alterar executor padrão da etapa inicial (opcional)
É opcional. Permite indicar um executor para a primeira etapa da tarefa, ignorando a indicação das configurações padrões definidas na Rotina de Equipes e Profissionais. Utilizar quando uma determinada pessoa já conhece o assunto, as vezes o próprio analista e por isso quer executar esta fase.
Na configuração padrão exibida na tela acima, o tipo de tarefa será “2 – Criação de publicação COM campanha”. A primeira etapa é “Conceito”, neste caso se informado este campo, o mesmo será alocado nesta etapa ao invés do padrão.
Na opção Publicação: Já existe
Se a escolha for “Já existe” ao invés de “Nova”, abre caixa para selecionar publicações criadas anteriormente. É opcional e pode ser deixado em branco. Se selecionado alguma publicação, o título e outras informações não são mais necessários, visto que não haverá nova criação.
Quando tiver campanhas que usem publicações que já existem, mas que no planejamento não se sabe ao certo quais serão, deixe em branco a caixa de seleção de publicações. O título será habilitado, então use algo como “Melhores conteúdos”. Por exemplo, uma campanha de remarketing com os melhores conteúdos, que são avaliados no processo periódico de otimização de campanhas.
Informações - Orçamento
O objetivo principal desta etapa é informar o Orçamento Planejado, ou seja, o orçamento real que será aplicado nas mídias de alcance ao publicar as campanhas.
Após criar todas as campanhas, grupos e publicações, é hora de distribuir o orçamento do plano. O eKyte oferece algoritmos inteligentes para ajudar nesta tarefa importante, sugerindo orçamento com base nas configurações escolhidas. A cobertura, tamanho e prioridade do público são os principais parâmetros para este cálculo. Então reveja seus públicos e garanta que estas duas (tamanho e prioridade) informações estão atualizadas.
Dúvidas? Veja:
Além de distribuir os valores, é a hora para repensar as campanhas e realizar ajustes. Por exemplo:
- Orçamento insuficiente: priorizar ações, eliminar campanhas ou reduzir cobertura.
- Orçamento em excesso: aumentar público ou utilizar mais táticas.
- Campanhas com alto custo que podem ser revistas.
- Usar como base o resultado das campanhas anteriores para priorizar orçamento.
Na edição das campanhas, o orçamento já informado não será recalculado, exceto se alterar algum público. Ao remover um público, seu orçamento é zerado e o novo público informado é adicionado sem valor. É necessário voltar nesta etapa e informar um orçamento para este público.
Há 3 níveis de orçamento, escolha qualquer um deles para informar os valores. Veja como funciona:
- Públicos: é o valor real para aplicar na campanha na respectiva mídia de alcance. Cada público informado no grupo de anúncio tem um orçamento. O eKyte é mais flexível e permite mais de um público por grupo de anúncio, assim não é necessário repetir publicações comuns para públicos diferentes. No Facebook Ads, por exemplo, cada público é um grupo de anúncio e precisa repetir as publicações em comum.
- Grupos de anúncio: soma dos valores aplicados nos públicos, portanto se distribuir por público não precisa informar valor aqui. Caso o valor seja aplicado neste nível, é feito um rateio proporcional ao valor já informado nos públicos. Se não tiver valor nos públicos, o rateio será proporcional ao valor sugerido (calculado) pelo eKyte.
- Campanhas: mesma lógica do grupo de anúncios, só que além de ratear para os públicos, distribui também para os grupos de anúncios.
Enfim, grupo é soma dos públicos e campanha soma dos grupos de anúncios.
Confira as telas do recurso de orçamento e em seguida a explicação dos campos e ações.
Nível Campanha.
Nível Grupo de Anúncio.
Nível Públicos.
Nível Canais (apenas consulta).
É apenas consulta. Soma os valores conforme canais informados nos grupos de anúncios. Facilita a conciliação do valor gasto na mídia de alcance com o total previsto no plano.
Sugerido vs Planejado vs Aprovado
Estes conceitos são fundamentais para melhor uso do recurso de orçamento. Entendo os valores:
- Aprovado: representa o que foi liberado pelo cliente (interno ou externo).
- Sugerido: orçamento calculado pelo eKyte.
- Planejado: orçamento definido pelo analista para cada público. A ideia é utilizar o “sugerido” como base e distribuir os valores até que o total seja próximo ou igual ao aprovado.
Cálculo Orçamento Sugerido e Previsões de Resultado
As métricas impressões, alcance, cliques , leads e receita são calculadas automaticamente.
- Plano básico e produtividade: não contempla.
- Plano performance: utiliza o histórico real de métricas suas campanhas anteriores. Para isto é necessário que os canais esteja conectados. O histórico é atualizado semanalmente, e utiliza a média de desempenho dos últimos 30 dias.
Veja os tópicos:
Cobertura público
Cobertura do público informada para o plano. Pode ser alterada. Esta informação também existe no grupo de anúncio, em que é opcional. Quando não informada no grupo, considera esta cobertura, que é do plano.
Ao alterar, os valores sugeridos são recalculados automaticamente.
Define qual é o percentual dos públicos que deseja alcançar. Alcance baixo gera pouco engajamento, por outro lado, alcance alto se torna caro, repetitivo e até mesmo inviável. É importante ter um equilíbrio.
Orçamento Sugerido (total)
Total sugerido para o plano. Soma dos valores exibidos na lista.
Orçamento Aprovado (total)
É o valor aprovado para ser utilizado na campanha, ou seja, “quanto o cliente liberou”. Valor informado na identificação do projeto. Pode ser editado também.
Orçamento Planejado (total)
Total real informado pelo analista no plano. Soma dos valores exibidos na lista. Exibido na cor verde se está abaixo do “orçamento aprovado” e vermelho se quando está acima.
Ação – Orçamento aprovado – Aplicar
Utilize esta opção caso queira aplicar o orçamento aprovado sobre o orçamento planejado (real), em toda campanha, de forma proporcional ao valor já informado. Caso nada tenha sido informado, faz um cálculo proporcional ao orçamento sugerido.
Após executar, aparece a opção “desfazer” ao lado. Caso execute alguma outra edição não será mais possível desfazer.
Ação – Aplicar Orçamento Sugerido
Esta ação está nas abas campanhas, grupos de anúncio e públicos. Primeiro é necessário selecionar as linhas, para então habilitar esta opção. Aplica o valor sugerido sobre o orçamento planejado.
Após executar, aparece a opção “desfazer” ao lado. Caso execute alguma outra edição não será mais possível desfazer.
DICA: para acatar as sugestões do eKyte, mas dentro do seu orçamento, execute estes dois passos:
- Selecione todas linhas da campanha. Clique em “Aplicar orçamento sugerido”
- Selecione todas linhas da campanha. Clique em “Aplicar” no link acima do “Orçamento Aprovado”
O orçamento do plano será rateado proporcionalmente ao valo sugerido pelo eKyte.
Impressões
Previsão de exibições de anúncio, ou seja, quantas vezes os anúncios devem aparecer para o respectivo orçamento. Várias impressões podem atingir uma mesma pessoa.
Alcance
Previsão de quantas pessoas (únicas) são alcançadas com o respectivo orçamento. Se uma pessoa receber 3 vezes um anúncio, o alcance será 1 e impressões 3.
Cliques
Previsão de quantos cliques (visitas) são realizados para o respectivo orçamento.
Média diária – 5 dias, 6 dias ou 7dias
Com base no período de veiculação da campanha, rateia o orçamento para 3 faixas de programação de anúncios: 5 dias, 6 dias ou 7 dias por semana. Isto facilita o preenchimento do orçamento no Google Ads e outras mídias que trabalham com orçamento diário.
O Facebook Ads permite orçamento diário ou vitalício. Sugerimos a segunda opção, pois é mais fácil de controlar e ainda permite parametrizar os horários do dia em que a campanha deve estar ativa.
Informações - Outras Ações
Além das publicações criadas na campanha, pode ser necessário realizar outras ações, ou seja, outras tarefas. Informe as ações necessárias para cumprir o plano de campanhas. Para cada ação será gerada uma tarefa pela Rotina Planejar Tarefas para Produção.
Alguns exemplos de “Outras ações”, que podem ser criadas para apoiar as campanhas:
- Configurar pixel
- Alterar banners
- Pesquisar concorrência
- Criar lista de palavras chaves
- Revisar texto da página “Quem Somos”
- Remover e-mails inválidos da lista
Título
Descreve a ação e será o título da tarefa.
Data entrega
Quando a tarefa deve ser concluída.
Tipo de tarefa
Classificar a ação. O tipo de tarefa determina o fluxo de trabalho padrão da tarefa gerada.
Executor
Opcional. Informe apenas se há alguém específico para esta tarefa. Aplica o executor apenas na primeira etapa, as demais seguem o padrão do eKyte. Deixe sem preencher para o eKyte sugerir o responsável padrão definido na Rotina Equipes e Profissionais.
Descrição
Explique o deve ser feito. Esta informação será o briefing para execução da tarefa.
Informações - Calendário
Facilita a conferência da agenda das publicações e ações, conforme data de entrega. Permite arrastar de um dia para o outro para alterar a data da publicação.
Filtro Campanha
Permite analisar individualmente as campanhas.
Filtro Canal de Marketing
Permite analisar individualmente as publicações para um canal de marketing (mídia).
Filtro Todos/Publicação/Ação
Exibir apenas publicação, ações ou todos registros.
Exibir apenas as publicações novas
Quando marcado, somente as publicações “Novas”, que são enviadas a produção, são apresentadas.
Mês/Semana/Dia
Forma de visualização das informações.
Mês: forma padrão, mostra todos os dias do mês.
Semana: agrupa as semanas do mês.
Dia: exibe os dias e respectivas publicações em formato de lista.
Utilize as flechas < > para mover entre os meses/semanas/dias.
Informações - Visão Geral
Apresenta o plano de campanhas digitais em formato gráfico para enviar ao cliente interno ou externo, ou para conferência interna da própria equipe. Permitir gerar PDF e filtrar as opções que devem ser exibidas.
Recolher ou Expandir Todos
Ícones com atalho para agrupar ou expandir todas as informações de uma única vez.
Navegação
Abaixo dos ícones recolher e expandir, exibe um menu de navegação entre os grupos de informação. É o mesmo que rolar manualmente, só que mais ágil.
Envia o relatório para impressão do navegador, onde o usuário pode selecionar impressora PDF.
Filtros – Tipo de informação
Permite esconder informações financeiras e que exibem os públicos.
Filtros – Blocos de informação
Permite esconder blocos inteiros de informação. Por exemplo, é possível deixar marcado apenas “publicações” para apresentar o calendário de entregas, sem mostrar demais informações.
Como funciona – Navegação e Ações
Tela Inicial
Escolher a ação desejada: adicionar novo planejamento, editar, duplicar ou planejar as tarefas.
Ações da lista
Ao posicionar o cursor sobre um plano listado, são apresentados os atalhos:
- Editar: abre o plano e permite alterar, incluir ou excluir informações.
- Visão geral: abre a Visão Geral, ou seja, a Apresentação do Plano.
- Duplicar: permite duplicar o plano inteiro ou partes.
- Planejar tarefas: utilizar quando o plano está pronto. Abre a Rotina de Planejar Tarefas para Produção, para gerar as tarefas.
Filtro Tipo
Visualizar os planejamentos ou os modelos de planos.
Filtro Analista
Visualizar os planos de um ou mais analistas de marketing digital. Ao entrar na rotina o usuário logado é aplicado no filtro.
Botão Ações
Opção para excluir um ou mais planos. Primeiro selecione os planos, depois acione esta opção.
Filtro Buscar
Visualizar os registros conforme as letras digitadas. Considera todos os campos da lista.
Campanhas - Visão Fluxo (gráfica)
Há duas formas para visualizar, criar e editar campanhas: lista ou fluxo (gráfica).
O tópico que explica a visão lista detalha o funcionamento de cada um dos campos. A visão gráfica trabalha com as mesmas informações, portanto vamos detalhar a seguir apenas o funcionamento básico, consulte em Informações – Campanhas.
Seleção da Visão do Plano de Campanhas
Na opção campanhas, selecione a visão desejada.
Visão Fluxo – Geral
A rotina exibe as seguintes opções:
- Filtro de canais por jornada de compra.
- Lista dos canais. Ao clicar abre os formatos.
- Seleção da campanha, que lista abaixo os grupos de anúncios e publicações, separados pela jornada de compra.
Adicionar publicação
Basta arrastar o formato e solar para criar nova campanha ou grupo de anúncio, ou ainda, adicionar em campanha ou grupo já existente. Assim que começar a arrastar as opções são exibidas.
Quando adicionar novo grupo de anúncio será necessário informar o objetivo e público.
Clique sobre um grupo de anúncio para iniciar edição.
Clique sobre uma publicação para iniciar edição.
O plano está pronto?
Planejar tarefas para produção
Depois de criar e homologar o plano de campanhas, é hora de enviar para a equipe de produção. Isto é feito transformando as publicações e ações do plano, em tarefas. A Rotina Planejar Tarefas para Produção é responsável por gerar as tarefas. Selecione todo o plano ou as publicações e ações desejadas, revise as configurações automáticas sugeridas e com um clique gere dezenas ou centenas de tarefas.
A rotina pode ser acessada pelos atalhos demonstrado a seguir ou pelo menu superior/tarefas/planejar tarefas.
Na “Aba Campanhas” exibe um contador de publicações pendentes, com ícone de relógio. Clique no ícone e será direcionado para Rotina Planejar Tarefas para Produção.
Na barra acima da Rotina de Planejamento de Campanhas há um atalho para a Rotina de Planejar Tarefas.
Cada publicação e ação cria apenas uma tarefa. A tarefa é composta por etapas, como “Conceito, redação, design, etc”. Veja exemplo:
Saiba mais em Rotina de Planejar Tarefas para Produção.
