

A Automação de Marketing Digital é a utilização de tecnologia (software) e processos para aumentar o desempenho do inbound marketing através da nutrição de leads. Esta tática possibilita atender com qualidade e menor custo um grande volume de leads.
Índice
Como funciona a Automação de Marketing
Quando um consumidor fizer um contato, a automação deve dar continuidade no engajamento sem necessidade de intervenção manual. A intenção é conduzir a pessoa pela jornada de compra.
Exemplo de fluxo de Automação de Marketing
- Criar conteúdo relevante (artigo, vídeo, infográfico).
- Divulgar este conteúdo para que alcance o consumidor através das redes sociais.
- O consumidor é impactado pelo anúncio.
- Clica e chega na página destino (landing page). Lê e converte, deixando seu contato (e-mail). A partir deste momento ele se torna um lead.
- O fluxo de automação envia periodicamente e-mails para estimular o engajamento. Esta etapa também é chamada de nutrição do lead.
- O lead consome material até chegar ao momento de compra.
- Fluxos de automação enviam promoções, ou a equipe comercial entra em contato para estimular a venda.
Ferramentas de Automação de Marketing
Qualquer solução que automatize um processo no marketing digital pode ser considerada uma ferramenta de Automação, mas o que está mais difundido no mercado são as ferramentas para criar fluxos de disparo de e-mail para nutrição de leads. Estas ferramentas também fazem disparo de e-mail marketing em massa, o que não deixa de ser uma Automação. Veja algumas ferramentas em destaque:
As soluções de Marketing Cloud são mais avançadas, mas também realizam automação. Conheça algumas ferramentas:
Automação de Marketing e a maturidade digital
Para a empresa que se encontra na fase inicial da maturidade digital a automação não deve ser o primeiro passo, pois ainda não há volume de tráfego e por isto não haverá retorno do investimento. Além disso, atender individualmente os leads no início é fundamental para exercitar a comunicação. Outra barreira para a adoção imediata desta tecnologia pode ser a experiência da equipe, e o conhecimento sobre as personas.
Consultorias podem até ajudar a criar um grande cenário de Automação desde o início, mas é o mesmo que utilizar um canhão para matar uma formiga. Deve-se avaliar o que faz sentido para o momento em que a empresa se encontra, com os recursos que possui.
O momento certo para implementar Automação é quando se aprende a gerar tráfego, tanto patrocinado quanto orgânico. A partir desse etapa, há um volume de leads e a experiência que podem justificar o investimento em Automação.
Automação de Marketing é o mesmo que inbound marketing?
Não. Inbound marketing é o processo de atrair leads qualificados para a área comercial ou para compras online. A Automação é uma tática que pode fortalecer o inbound marketing, acelerando a comunicação em massa.
Qual a relação entre Automação e marketing de conteúdo?
A Automação de Marketing potencializa o marketing de conteúdo através de ferramentas e fluxos que segmentam o público-alvo e disseminam o conteúdo para a pessoa certa no momento certo.
Conclusão
A Automação de Marketing é importante para aproveitar melhor leads e aumentar a taxa de conversão. É mais aderente e um estágio avançado de maturidade digital, porque precisa de tráfego qualificado para gerar leads e compensar o investimento.
A gestão de marketing digital deve criar estratégias para definir as prioridades, e então decidir quando as soluções de automação serão aplicadas.
Quer saber como colocar em prática a Gestão do Marketing Digital? Então leia outros conteúdos do Guia e conheça o eKyte.
Veja também:
Deixe seu comentário ou sua dúvida